Após passar por novos exames em São Paulo, Lula retorna para Brasília


O presidente chegou ao Hospital Sírio Libanês por volta das 9h. Fez uma tomografia da cabeça e, uma hora e meia depois da chegada, deixou o hospital. Após passar por novos exames em São Paulo, Lula retorna para Brasília
Reprodução/TV Globo
O presidente Lula passou por exames médicos em São Paulo.
O presidente chegou ao Hospital Sírio Libanês por volta das 9h. Fez uma tomografia da cabeça e, uma hora e meia depois da chegada, deixou o hospital.
“O presidente realizou a tomografia de controle como estava prevista, o estado geral dele é bom e a equipe médica liberou ele para ir para Brasília no dia de hoje. Simplesmente o hematoma não existe mais e é um controle tomográfico pós uma cirurgia desse porte”, diz o cardiologista, Roberto Kalil Filho.
De acordo com a equipe médica, a única restrição que o presidente vai ter nos próximos dias é a de não fazer exercícios físicos. É uma restrição temporária, que vai ser reavaliada conforme o estado de saúde dele evoluir. Mas Lula pode caminhar e manter agenda de trabalho, os compromissos de governo estão liberados. Ele pode trabalhar normalmente.
“O presidente já está recebendo ministros em casa, já recebeu aqui em São Paulo”, afirma a coordenadora de saúde da presidência, Ana Helena Germoglio.
“O presidente já pode exercer as atividades… Aliás, já está exercendo”, afirma Kalil.
Lula chegou a Brasília pouco antes da 13h. Ele estava em São Paulo desde o dia 9 de dezembro. O presidente foi internado para uma cirurgia de emergência para drenar um sangramento intracraniano.
Dois dias depois, passou por um novo procedimento, uma embolização, para evitar novos sangramentos. Esse hematoma foi uma consequência da queda que Lula teve em outubro. O presidente bateu a cabeça e levou cinco pontos.
Lula vai passar o final de ano em Brasília. E o estado de saúde vai ser acompanhado pela médica e coordenadora de saúde da presidência, Ana Helena Germoglio.
“A previsão é que daqui mais ou menos dez dias, a gente repita o exame de imagem lá em Brasília, no Sírio de Brasília mesmo, e faça o acompanhamento por lá. O presidente deve passar Natal e Ano Novo lá em Brasília”, destaca Ana Helena Germoglio, infectologista e coordenadora de saúde da presidência.
LEIA TAMBÉM
Lula chega a Brasília após tomografia em São Paulo ter resultado ‘satisfatório’
Mulher leva coroa de flores para casa de Lula, xinga agente da PF e é presa
Adicionar aos favoritos o Link permanente.