Número de batidas traseiras nas estradas de Ribeirão Preto aumentou 44% em um ano


De janeiro a novembro deste ano foram 169 colisões, ante 117 registradas no mesmo período em 2023. Falta de atenção do motorista e uso do celular ao volante são causas principais para acidentes. Número de batidas traseiras nas estradas aumentou 44% em um ano
Mesmo sabendo como agir, ninguém está livre dos riscos ao dirigir na rodovia. Um levantamento da Polícia Militar Rodoviária mostra aumento de acidentes nas estradas que cortam Ribeirão Preto (SP) e as batidas traseiras foram as mais comuns.
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De janeiro a novembro deste ano foram 169 colisões, 44% a mais que no mesmo período do ano passado, quando 117 batidas aconteceram nas rodovias.
Veja abaixo as batidas traseiras por veículos:
Carro: 91
Moto: 60
Caminhão: 6
Ônibus: 5
Bicicleta: 5
Produto perigoso: 2
Especialista em Segurança Viária, Ariel Garavine acredita que o aumento nos acidentes tem relação, principalmente, com a falta de atenção dos motoristas.
“A falta de atenção é a principal causa desse acidente, nós sempre, quando ocorrem acidentes, avaliamos o fator via, o fator veículo e o fator motorista, o fator humano. E este tem sido o principal contribuinte”.
Em um acidente no Anel Viário Norte recentemente, imagens do circuito de segurança da rodovia mostraram o momento em que o motorista de um caminhão bateu atrás de outro. (veja vídeo acima)
Caminhão bateu na traseira de veículo no Anel Viário Norte, em Ribeirão Preto, SP
Câmera de segurança
Uma nuvem de fumaça se levantou e carros e caminhões que vinham atrás tentam desviar para evitar outra batida.
Em outro caso, desta vez na Rodovia Anhanguera, o motorista do ônibus não conseguiu frear a tempo, bateu atrás do carro e invadiu o canteiro central. O carro ainda pareceu atingir os veículos que estavam à frente.
Segundo o levantamento da PMR, o Anel Viário Sul é o local que registrou o maior número de batidas traseiras este ano, com 74 colisões entre janeiro e novembro, 57% a mais que no mesmo período do ano passado.
Para Ariel, é o comportamento do motorista que tem contribuído e muito para o aumento de acidentes em Ribeirão Preto.
“Tem esse conflito de um tráfego de rodovia com o tráfego urbano. O tráfego urbano tem uma característica de veículos com menor capacidade, de menor potência. Quando esse veículo adentra da rodovia, ele está em uma velocidade diferente do veículo que está trafegando. Além disso, ele também tem uma falsa percepção de que ainda está dentro da cidade”.
Distância segura em rodovia evita batidas traseiras em Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Distância segura
Neste último fim de semana antes do Natal, as rodovias da região registraram trânsito intenso e muita gente aproveitou a sexta-feira para pegar estrada.
Para evitar as batidas traseiras durante a viagem, o tenente Rapahel Tavella, comandante da Polícia Militar Rodoviária, faz o alerta para que o motorista respeite a distância do veículo que está à frente e também nas laterais.
“O importante é sempre que o motorista, durante a sua condução do veículo, respeite essa segurança, tanto do veículo que vai à frente quanto do veículo que está ao seu lado. Quando um veículo está à frente, é importante que, no mínimo, este motorista que está atrás consiga visualizar os pneus traseiros do veículo que vai à frente. Ou é aquela contagem de dois segundos marcando um ponto fixo durante uma passagem na rodovia, e esse condutor que vai atrás pode fazer essa contagem. ele está respeitando essa segurança”.
Uso do celular ao volante e falta de atenção do motorista são responsáveis pela maioria das batidas traseiras
Reprodução/EPTV
O uso do celular ao volante também é outro ponto destacado pela PMR como causa nas principais ocorrências registradas. Além de dirigir com o aparelho em mãos ser uma infração gravíssima, o risco de acidente é ainda maior.
“Uma distração, uma vez que ele [o motorista] tira a visão da rodovia, pode ser que o trânsito fique moroso e no momento em que ele voltar a olhar pra rodovia, é onde acontecem as colisões, o risco é muito alto”.
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