Espuma tóxica no Rio Tietê, casas e ruas alagadas: os estragos da chuva deste sábado na região de Sorocaba


Segundo apurado pela TV TEM, Sorocaba (SP) foi a quinta cidade onde mais choveu no estado de São Paulo nas últimas seis horas. Chuva forte provoca alagamentos na região de Sorocaba
A chuva que atingiu a região de Sorocaba (SP) neste sábado (21) provocou alagamentos de ruas e casas, e transbordou o Rio Tietê, em Salto (SP), durante a tarde do primeiro dia de Verão.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo apurado pela TV TEM, Sorocaba (SP) foi a quinta cidade onde mais choveu no estado de São Paulo nas últimas seis horas. Conforme o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), o município teve um acumulado de 88.6 mm.
Na Vila Independência, casas da rua Jose Antonio Lourenço ficaram alagadas durante a chuva forte. Em imagens enviadas à TV TEM, é possível ver que a água chegou a transbordar pelos vasos sanitários de algumas residências.
LEIA TAMBÉM:
Deslizamento de talude interdita trecho de serra no interior de SP
Ponte é interditada após chuva forte
Chuva provoca alagamentos e deixa carros submersos em estacionamento de parque aquático
Em nota, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou que enviou uma equipe para o local e que também acionou a fiscalização para “certificar se há residências contribuindo irregularmente com a água de chuva na rede de esgoto do bairro, o que propicia retornos no imóvel.”
A autarquia também disse que a equipe vai orientar os moradores das casas sobre a importância de instalar válvula de retenção na saída do esgoto para evitar o retorno nas casas.
Em Salto, um morador registrou um vídeo na rua Cidade Rodeio, no Centro da cidade, onde é possível ver o trecho tomado pela água. Segundo o Cemaden, o município registrou de 34 mm de chuva durante o sábado na Vila Nova.
A espuma tóxica também voltou a cobrir a paisagem no trecho do Rio Tietê que passa pelo município. No trecho da rua 24 de outubro, a água invadiu a ponte. Veja na imagem abaixo.
Segundo especialistas, a espuma tóxica é formada pela concentração de resíduos de detergentes e materiais despejados no rio sem tratamento. Especificamente no trecho de Salto, ela se forma por conta das corredeiras de uma cachoeira da cidade.
Espuma tóxica voltou a cobrir o rio Tietê, em Salto (SP)
Audelei Lima
Espuma tóxica voltou a cobrir o rio Tietê, em Salto (SP)
Reprodução/Audelei Lima
Casas na Vila Independência ficaram alagadas
Reprodução/Alexandre Tavares
Rua Cidade Rodeio, no Centro de Salto (SP), ficou totalmente alagada
Guilherme Fabiano
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.