Pernambuco vai instalar 2 mil câmeras de videomonitoramento a partir de 2025

A partir de 2025, o Pernambuco vai instalar duas mil câmeras de videomonitoramento para reforçar a capacidade de vigilância da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE). Com os novos equipamentos, o estado abandona o modelo analógico e adota câmeras digitais com habilitação de inteligência artificial (IA). A novidade contempla todos os municípios do Grande Recife, além de Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão. O investimento será de R$ 122,9 milhões.

“A aquisição dessas câmeras, mais modernas e, portanto, mais eficientes, se soma a uma série de ações que estão sendo implantadas em todo o Estado, através do Juntos pela Segurança, para garantir mais tranquilidade à população. Essas ações já resultaram na redução do número de homicídios, em novembro, pelo 7º mês consecutivo, Seguiremos avançando no nosso compromisso de buscar, todos os dias, a paz social para os pernambucanos”, afirmou a governadora Raquel Lyra (PSDB).

Segundo a Secretaria de Administração (SAD), a empresa vencedora da licitação das câmeras de videomonitoramento é a Teltex Tecnologia. A homologação aconteceu na tarde da última sexta-feira (20). A empresa será responsável pela cobertura do sistema de segurança, em um contrato de cinco anos.

“Neste período em que as câmeras estão desativadas, as forças policiais seguiram garantindo a segurança da população. O trabalho integrado e efetivo de suas operativas conta com o apoio de outras tecnologias, como o uso de drones. Com destaque para a realização exitosa das operações nos grandes eventos do Estado”, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Uso das câmeras no estado

As câmeras do estado são gerenciadas no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), no Recife. Desde agosto de 2020, a prestação de serviços das antigas câmeras estava sendo executada sem lastro contratual. Os pagamentos aconteciam por Termo de Ajuste de Contas (TAC) até fevereiro de 2023. A partir deste período, a gestão comunicou a empresa de serviços sobre a impossibilidade de realização de novos TACs, respeitando a decisão da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado.

A partir da decisão por uma nova licitação, o governo montou uma Força-Tarefa envolvendo a SDS, a Secretaria de Administração, a Agência de Tecnologia e Informação (ATI) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE).

O post Pernambuco vai instalar 2 mil câmeras de videomonitoramento a partir de 2025 apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.