Prefeitura de Laguna notifica empresa de coleta de lixo após reclamações de acúmulo nos bairros

Fiscalização exige regularização do itinerário da coleta; novo contrato deve ser firmado em breve

A Prefeitura de Laguna, por meio do setor de Fiscalização de Serviços Públicos, notificou a empresa Plural Serviços Técnicos Ltda., responsável pela coleta de lixo na cidade, para que regularize o itinerário do serviço nos bairros. A notificação exige a adequação da rota dentro do prazo de 10 dias, com a promessa de ações legais caso a empresa não atenda à solicitação.

Nos últimos dias, moradores e veranistas de Laguna têm registrado diversas queixas devido ao acúmulo de lixo, especialmente durante a alta temporada, quando o fluxo de pessoas na cidade aumenta consideravelmente. O acúmulo foi observado em várias residências e estabelecimentos comerciais.

A empresa Plural opera com um contrato emergencial, que foi prorrogado por mais alguns meses. No entanto, um novo processo licitatório está em andamento. O edital foi lançado no final de dezembro e as propostas serão recebidas até o dia 16 deste mês. O pregão eletrônico para escolha da nova empresa terá início em breve.

O histórico da contratação da Plural pela Prefeitura de Laguna remonta a junho do ano passado, quando a decisão de contratar a empresa sem licitação gerou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por parte dos vereadores. A CPI questionou a ausência de divulgação do processo de contratação, acusando falta de transparência.

A expectativa é que o novo contrato traga mais eficiência à coleta de lixo, atendendo melhor à demanda crescente da cidade.

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