HEMOSC celebra 37 anos e alerta para estoques de sangue

O HEMOSC comemora seu 37º aniversário neste mês de julho. Com nove unidades espalhadas pelo Estado, a instituição já coletou e transfundiu mais de 2 milhões de bolsas de sangue desde sua fundação. Só no primeiro semestre deste ano, o EMOSC registrou mais de 18 mil candidatos à doação e realizou mais de 8 mil transfusões.

“É uma data significativa. O HEMOSC é um órgão público da Secretaria Estadual da Saúde. Atendemos tanto serviços públicos quanto privados, e somos o único centro em Santa Catarina que realiza essa tarefa com tanta responsabilidade. Nossos laboratórios são especializados e realizam exames exclusivos pelo SUS, com três certificações de qualidade que garantem a segurança dos nossos doadores e pacientes,” destaca Patrícia Carsten, diretora-geral da instituição.

Apesar da celebração, o HEMOSC enfrenta um desafio crítico. O painel virtual dos bancos de sangue indica que cinco das oito tipagens sanguíneas estão com estoques reduzidos em Santa Catarina. Há uma necessidade urgente de doações dos tipos A negativo, A positivo, O negativo, O positivo e B negativo. Os tipos B positivo e AB positivo estão com níveis adequados, enquanto o AB negativo se mantém estável.

Patrícia explica as dificuldades típicas desta época do ano: “É natural que as doações caiam no inverno devido a doenças respiratórias e outros imprevistos. Estamos enfrentando uma taxa de desistência de cerca de 30% dos doadores agendados. Pedimos a quem agendar uma doação que compareça. Se não puder vir, que cancele a doação para que possamos reagendar e preencher o horário com outro doador.”

Para agendar uma doação, acesse o site (http://hemosc.org.br). O site também oferece informações sobre os locais de atendimento e os contatos dos hemocentros regionais e unidades de coleta.

0

0

Adicionar aos favoritos o Link permanente.