Conheça o Cessna Citation, avião que caiu em Ubatuba


Modelo tem capacidade para sete passageiros e precisa de uma distância mínima de 789 metros para aterrisar. Avião é da fabricante Cessna, modelo Citation 525. O da imagem é novo, de terceira geração, enquanto o do acidente é uma versão de 2008
Divulgação | Cessna
O avião que caiu em Ubatuba nesta quinta-feira (9), matando uma pessoa e deixando quatro passageiros feridos, é da fabricante norte-americana Cessna. O modelo é o Citation 525, que tem capacidade de levar até sete passageiros e dois tripulantes.
No acidente registrado no litoral paulista, havia cinco passageiros e um piloto. De acordo com dados da Agência Nacional de Avião Civil (ANAC), a tripulação mínima prevista na certificação C525, a exigida pelo modelo, é de apenas um tripulante.
O avião que atravessou a pista, caiu em praia e explodiu na Praia do Cruzeiro é equipado com dois motores jato/turbo. De acordo com dados da fabricante, o peso máximo para decolagem é de 4.853 kg e o de pouso é menor, de 4.491 kg. Ainda não se sabe em quais condições o avião que caiu em Ubatuba estava voando.
Confira mais na ficha técnica abaixo:
Ficha técnica do modelo Cessna Citation 525
g1
O avião Citation tem 13 metros de comprimento, 4,2 m de altura, 14,39 m de envergadura e entre-eixos (distância entre os trens de pouso) de 4,67 m.
A capacidade de bagagem é de 329 kg. Ainda de acordo com a fabricante, a distância mínima para pouso é de 789 metros. Fica claro, pelas imagens, que o avião que caiu em Ubatuba (SP) não conseguiu parar a tempo na pista do aeródromo, que é de 940 metros.
A velocidade máxima da aeronave é de 748 km/h e a autonomia é de 2.871 km, uma distância bem maior que o trajeto do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, até Ubatuba (SP), que é de aproximadamente mil quilômetros.
Avião atravessa a pista de aeroporto de Ubatuba e explode na praia
LEIA MAIS
Jatinho ultrapassa a pista do aeroporto de Ubatuba, vai parar na praia e explode; piloto morreu
LISTA: veja as 10 motos novas mais vendidas do Brasil em 2024
Volkswagen T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil em 2024; veja a lista
A Rede Voa, concessionária que administra o aeroporto informou que as condições climáticas eram ruins e a pista estava molhada.
A concessionária do terminal aéreo também informou que o avião havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar no município do litoral paulista.
A Defesa Civil informou que cinco viaturas e 12 bombeiros atuam no local.
Avião que caiu em Ubatuba é do modelo Cessna Citation
Adicionar aos favoritos o Link permanente.