Chuva forte provoca deslizamento em Olinda e casa é parcialmente interditada

As fortes chuvas que chegaram à Região Metropolitana do Recife desde o último fim de semana provocaram um deslizamento de terra no município de Olinda, na manhã desta terça-feira (14). O incidente aconteceu por volta das 5h, na Segunda Travessa da Rua da Mata, localidade do bairro de Sapucaia de Dentro, na descida do Alto Nova Olinda. A ocorrência deixou um homem levemente ferido e provocou a interdição parcial de uma casa onde moram quatro pessoas.

O imóvel atingido pertence à aposentada Marinalva Cabral da Luz, de 67 anos, e que reside no local desde criança. Segundo a proprietária, a casa já sofreu com um deslizamento de terra em 14 de abril 2021, no mesmo cômodo. Neste mês de janeiro, a idosa havia realizado um empréstimo para reparar danos causados pelo deslizamento de três anos atrás.

No novo incidente, o filho de Marinalva estava dormindo no quarto da residência, quando o muro do cômodo foi derrubado pelo muro da casa acima, que desabou após o acúmulo de água das chuvas no solo. A vítima sofreu um corte raso e passa bem. Não foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros e nem o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

No entanto, a família acionou a Defesa Civil de Olinda, que realizou uma visita à localidade e interditou o quarto da casa ainda nesta manhã. O LeiaJá entrou em contato com a Prefeitura de Olinda para saber mais sobre o atendimento da ocorrência e aguarda o retorno da gestão.

Casa recém-reformada

“Em 2021, aconteceu a mesma coisa. A parede ficou toda rachada. Vai fazer três anos que a parede estava rachada, o quarto estava interditado e ninguém dormia nele. Agora em janeiro, a gente pediu um empréstimo e refez a parede todinha. Não tem nem um mês que reformamos”, relatou Marinalva ao LeiaJá. Segundo a aposentada, ela mesma precisou pagar para a retirada dos entulhos que sobraram do último desabamento, o que deveria ser feito pela Defesa Civil do município.

Ainda segundo Marinalva, o muro que desabou é parte da propriedade vizinha. A estrutura rachou novamente há alguns meses, mas para evitar conflitos, a idosa não se queixou. A construção do muro seria irregular, segundo uma primeira avaliação da Defesa Civil, e há outro muro com risco de queda.

“Da primeira vez que caiu, não entrou entulho dentro de casa, só rachou a parede e tinha um espaço lá fora com uma laje. A laje que existia lá, do banheiro, encostou na parede e rachou. Não mexemos porque eles [Defesa Civil] disse que não era para mexer. Este ano foi que ela juntou um dinheiro e pagou para tirar os entulhos de lá, coisa que era para a Defesa Civil fazer”, disse Jenafa Cabral, filha de Marinalva, ao LeiaJá. A família informou que a Defesa Civil enviará uma equipe de limpeza ao local ainda nesta terça.

*Com informações da repórter Júlia Arcanjo

LeiaJá também

Confira pontos de alagamento deixados pela chuva no Recife

O post Chuva forte provoca deslizamento em Olinda e casa é parcialmente interditada apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.