‘Não esperava essa nota’, diz aluna da rede pública que alcançou a maior pontuação do Enem no AP


Jaqueline Tainara, de 18 anos, estudou em 2024 na Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, em Macapá. Ela e outros 14 candidatos alcançaram a nota mais alta no estado, 980 pontos na redação. Jaqueline Tainara, ex-aluna da Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, em Macapá
Jaqueline Tainara/Arquivo Pessoal
Jaqueline Tainara, de 18 anos, egressa da Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, em Macapá, alcançou a nota mais alta da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amapá. Ela obteve 980 pontos na redação.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Em todo estado, 15 candidatos alcançaram os 980 pontos, e destes, apenas dois são da rede pública – incluindo Jaqueline. Ao g1, ela descreveu que estudava apenas na escola e fazia revisões em casa.
“Pela Central do Enem na escola, eles ajudavam a gente com assuntos que poderiam cair, palavras boas para usar lá, dentre muitas outras coisas que foram passadas. Eu confesso que eu não esperava essa nota, talvez por não ter feito nenhum cursinho fora parte. Eu só estudava o que passavam lá na escola mesmo e em casa”, disse a aluna.
Jaqueline queria cursar medicina, mas a pontuação em outras áreas não foi suficiente. Ela disse que não vai desistir, mas pretende usar a nota para cursar direito ou biomedicina.
“Infelizmente esse ano eu não consegui o curso de medicina, que é o que eu queria. Mas eu creio em Deus que logo eu chegarei lá, talvez ano que vem ou no próximo. Mas creio que não vai demorar”, disse.
LEIA MAIS:
No Amapá, 980 foi a maior nota do Enem 2024; veja como acessar o resultado
O exame é a porta de entrada para alunos do ensino médio em universidades públicas no Brasil. A prova é composta por 180 questões e uma redação. O resultado do Enem está disponível para consulta na Página do Participante.
Em 2024, o tema da redação na aplicação regular foi ‘desafios para a valorização da herança africana no Brasil’. 
Escola Gabriel de Almeida Café, em Macapá
Rede Amazônica/Reprodução
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.