Membros de facção criminosa são suspeitos de incendiarem veículos em vários municípios do estado, segundo Polícia Militar. O retorno será parcial, com metade da frota operando até às 19:30 da noite. Transporte coletivo volta a circular em Porto Velho
g1 RO/Jheniffer Núbia
O transporte coletivo voltou a circular nesta quarta-feira (15) em Porto Velho com frota e horários reduzidos. As linhas estavam suspensas desde segunda-feira (13), após indivíduos incendiarem diversos ônibus, o que, segundo a Polícia Militar, teria sido um ato de retaliação às operações realizadas por agentes de segurança no residencial dominado por uma facção criminosa.
Siga o canal do g1 RO no WhatsApp.
Os ônibus irão circular com metade da frota, cerca de 56 veículos, até as 19h30. A medida busca garantir a segurança dos motoristas e passageiros que utilizam o transporte público, segundo a prefeitura.
Os ataques aos ônibus começaram na segunda-feira (13), após uma operação da Polícia Militar no residencial Orgulho do Madeira, uma área dominada pela facção localizada na zona Leste da capital de Rondônia.
O primeiro registro de ataque ocorreu durante a tarde, na linha que atende o residencial. À noite, mais veículos foram incendiados na capital e em Candeias do Jamari (RO), município vizinho a Porto Velho. A PM também registrou ataques a um ônibus e a um caminhão em Mirante da Serra (RO).
A Companhia de Ônibus Municipal (COM), que opera na capital, decidiu recolher os veículos na primeira noite, temendo mais destruição. Na terça-feira (14), os veículos chegaram a rodar por algumas horas durante a manhã, mas os motoristas ficaram com medo e retornaram para a garagem.
A COM informou que mais de 50 mil pessoas que utilizam o serviço diariamente foram afetadas em Porto Velho. A companhia calcula que os prejuízos causados aos veículos somam mais de R$ 2 milhões.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o estado em que ficou o veículo após o primeiro ataque. Não houve feridos. (Veja o vídeo abaixo).
ônibus é atacado por criminosos em Porto Velho
A Prefeitura da capital enviou um ofício ao governo de Rondônia na terça-feira (14), solicitando o reforço dos órgãos e agentes de segurança pública para garantir a ordem e a circulação do transporte nas principais vias da cidade.
No mesmo dia, o governo do estado solicitou apoio da Força Nacional para combater o crime organizado e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) acatou o pedido. De acordo com o MJSP, cerca de 60 agentes já estão atuando em Porto Velho e o restante deve chegar em breve.
A COM e a Prefeitura da capital não informaram quando os veículos deverão retornar com 100% da frota e cumprir os horários normais.
LEIA TAMBÉM:
Famílias são resgatadas após rio Araras transbordar em Cerejeiras, RO
Parte do teto do Hospital João Paulo II desaba durante forte chuva em Porto Velho