‘Ela tinha vindo acompanhar meu avô em um tratamento’, conta neto de idosa que morreu no incêndio em barco no Rio Negro


Segundo técnico de enfermagem Arlison Oliveira, avô tinha problemas de saúde e constantemente vinha a capital amazonense para tratamento. Mulher o acompanhava durante a viagem. ‘Ela tinha vindo acompanhar meu avô em um tratamento’, conta neto de idosa que morreu no incêndio em barco no Rio Negro.
Divulgação
O técnico de enfermagem Arlison Oliveira, neto da idosa Flora de Oliveira Olar, de 76 anos, que morreu no incêndio de um barco no Rio Negro, em Manaus, disse que a dona de casa tinha ido a capital amazonense para acompanhar o marido em um tratamento de saúde. O acidente aconteceu na madrugada deste sábado (27).
A embarcação saiu do Porto de Manaus e estava a caminho do município de Santa Isabel do Rio Negro, interior do estado, quando o acidente ocorreu, nas proximidades da Comunidade Santa Maria. A localidade fica a cerca de 40 minutos da capital amazonense. Ao todo, segundo o governo, 59 pessoas foram resgatas e outras seguem desaparecidas. Três mortes já foram confirmadas.
LEIA TAMBÉM:
Após incêndio com morte, barco começa a afundar no Rio Negro em Manaus; VÍDEO
Sobe para três o número de mortes confirmadas no incêndio em barco no Rio Negro, em Manaus
À Rede Amazônica, o técnico de enfermagem contou que o avô tinha problemas de saúde e constantemente vinha a capital amazonense para tratamento. A mulher o acompanhava durante a viagem.
“Eles estavam voltando para Santa Isabel do Rio Negro, quando aconteceu essa tragédia. Além do meu avô, outros pacientes também retornavam para o município. E a minha avó inalou muita fumaça. Tentaram fazer o resgate, mas infelizmente não conseguiram.”
Idosa está entre uma das vítimas da tragédia.
Divulgação
O técnico de enfermagem também contou como recebeu a notícia do falecimento da avó. Segundo ele, a notícia foi dada por um tio.
“Eu tinha saído para trabalhar, quando o meu tio me ligou e não sabia dizer o que estava acontecendo, acho que por conta do nervosismo. E aí, quando finalmente ele conseguiu falar, perdi o chão. Voltei para casa para pegar meus documentos e ir atrás dos meus avós”, explicou.
“Foi ela quem me criou. Ela cuidou de mim desde muito pequeno, era a minha mãe. Não sei como vai ser daqui para frente as coisas”, continuou o jovem.
De acordo segundo Arlison, o avô dele, identificado como Eugênio Lopes Alcântara, já teve alta e foi levado para a casa de familiares. A família agora espera a liberação do corpo da idosa.
Segundo a prefeitura de Santa Isabel do Rio Negro, 27 passageiros do barco eram pacientes e acompanhantes que faziam tratamento em Manaus e estavam voltando para o município.
Tragédia
Segundo testemunhas, a embarcação foi tomada pelo fogo no início da madrugada deste sábado, nas proximidades da Comunidade Santa Maria.
As chamas se alastraram rapidamente, o que causou a interrupção no funcionamento do maquinário. Por conta disso, as luzes foram apagadas e toda embarcação ficou na completa escuridão.
Na ocasião, os passageiros sem saber o que estava acontecendo, acabaram entrando em pânico. Para se salvar, as pessoas acabaram se jogando no rio.
Para fazer o resgate de feridos foram acionados o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Resgate
Ao todo, 59 pessoas foram resgatadas ao longo da manhã de sábado (27). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), 25 pessoas foram encaminhados para unidades de saúde de Manaus.
Oito pacientes deram entrada no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, seis já receberam alta médica. Duas pacientes ainda estão internadas, sendo uma após ter realizado procedimento cirúrgico, e outra paciente segue realizando exames de imagens.
Dez pacientes deram entrada no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias e todos já receberam alta médica.
Três pessoas deram entrada no Hospital e Pronto Socorro João Lúcio. Dois seguem internados, sendo um se recuperando de procedimento cirúrgico e outro para a realização de exames de imagens.
O paciente atendido no SPA São Raimundo já recebeu alta médica. Das três crianças que foram atendidas no Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Oeste, duas já receberam alta médica e uma segue internada para realização de exames de imagens.
As equipes de resgate do Corpo de Bombeiros seguem trabalhando no local do incêndio e são compostas por três embarcações com 20 profissionais entre mergulhadores, especialistas em combate à incêndio, especialistas em altura e especialistas em Atendimento pré-hospitalar.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.