CNH Social Emprego na Pista tem abertura de inscrições adiada

O programa CNH Social Emprego na Pista, que oferece gratuitamente 30 mil carteiras nacionais de habilitação nas categorias A, B, D e E, incluindo a opção de atividade remunerada (EAR), teve sua abertura de inscrições adiada. O motivo são ajustes no processo de seleção e gestão do programa, conforme explicou o presidente do Detran de Santa Catarina, Ricardo Miranda, em entrevista ao Jornal da Guarujá nesta segunda-feira (3).

Segundo Miranda, a previsão é que as inscrições sejam abertas entre fevereiro e março deste ano. “O programa de Santa Catarina, o CNH Emprego na Pista, já pelo próprio nome, tem uma vertente de empregabilidade. Ao receber essa missão do governador Jorginho Mello, entendemos que podíamos ir além da simples entrega da habilitação e transformar o programa em uma ferramenta para emprego e renda”, afirmou.

O presidente do Detran destacou que a proposta busca não apenas proporcionar a primeira habilitação, mas também possibilitar a formalização do trabalho de motoboys e motofretistas, além de atender a demanda do setor de transportes. “Em Santa Catarina, há 15 mil vagas em aberto para motoristas de caminhão. Muitas pessoas não têm recursos para mudar de categoria e poder trabalhar na área. O Emprego na Pista vai atender essa população”, explicou.

Processo de seleção e critérios

Os critérios de participação permanecem os mesmos. “É necessário ser residente em Santa Catarina e, para a primeira habilitação, estar registrado no Cadastro Único. Para a mudança de categoria, valem as regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro”, detalhou Miranda. O edital completo estará disponível no site oficial do programa.

O Detran também reforçou que não haverá cobrança de taxa de inscrição. “Infelizmente, tivemos golpes na primeira divulgação do programa, com pessoas cobrando para fazer o cadastro. O Emprego na Pista é totalmente gratuito. Se alguém cobrar qualquer valor, denuncie”, alertou o presidente do Detran.

O programa também incluirá cursos de capacitação, como orientação para caminhoneiros sobre como abrir um MEI (Microempreendedor Individual), ampliando as chances de ingresso no mercado de trabalho. “Nosso objetivo é beneficiar o maior número possível de catarinenses, garantindo não só a CNH, mas uma oportunidade real de emprego”, concluiu Miranda.

Tecnologia a serviço do atendimento

Durante a entrevista, Ricardo Miranda também destacou o uso de tecnologia para melhorar o atendimento ao cidadão. “Tínhamos uma demanda muito grande de consultas via WhatsApp e o nosso call center não dava conta do volume de mensagens. Algumas levavam até 15 dias para serem respondidas. Para resolver isso, implementamos a atendente virtual Catarina, que já realiza 70% dos atendimentos pelo aplicativo de forma rápida e eficiente”, explicou.

A assistente virtual está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, e permite a consulta de débitos veiculares, emissão de boletos e informações sobre a CNH. Para acessá-la, basta salvar o número (48) 3664-1800 no celular e enviar uma mensagem.

Foto/Eduardo Valente – SECOM

Confira entrevista completa

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