Onda de calor afeta Sul do Brasil e temperaturas sobem em todo o país

Conforme divulgado pela Agência Brasil, o mês de fevereiro no Brasil começou com uma intensa onda de calor, que afeta principalmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta para o calor extremo segue até a próxima quarta-feira (5).

O Inmet emitiu avisos amarelo e laranja, indicando perigo potencial e risco de condições adversas, com temperaturas que podem ultrapassar 5°C acima da média histórica.

O alerta laranja cobre grande parte do Rio Grande do Sul, com destaque para o sudoeste, noroeste e a região metropolitana de Porto Alegre. Já o aviso amarelo atinge o oeste de Santa Catarina, a região metropolitana de Porto Alegre e áreas do noroeste gaúcho.

  • LEIA TAMBÉM: Estudo mostra que desastres climáticos no Brasil aumentam 250% em quatro anos

As temperaturas máximas previstas devem variar entre 35°C e 40°C, com possibilidade de aproximação dos 40°C na Grande Porto Alegre nos próximos dias.

Além da onda de calor no Sul, o Inmet prevê temperaturas mais altas que o normal para boa parte do país. A tendência é de temperaturas superiores a 26°C, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

Por outro lado, as chuvas devem ficar dentro ou acima da média climatológica na maior parte dessas áreas, com exceção de algumas regiões do leste do Acre, sul do Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins e Bahia, onde os volumes de chuva podem ser abaixo do esperado.

No Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de chuvas abaixo da média, mas algumas áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro podem registrar volumes de precipitação próximos ou acima da média, com acumulados que podem ultrapassar os 160 mm.

O Inmet alerta para a necessidade de atenção à alta temperatura e aos riscos associados às condições meteorológicas extremas neste mês de fevereiro.

O post Onda de calor afeta Sul do Brasil e temperaturas sobem em todo o país apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.