Governo de Santa Catarina concede Licença Ambiental Prévia para a implantação da Avenida Beira-Mar de Barreiros, em São José

Fotos: Leo Munhoz/Secom

O governador Jorginho Mello entregou, nesta quinta-feira, 6, a Licença Ambiental Prévia (LAP) para a implantação da Avenida Beira-Mar de Barreiros, em São José. O documento, emitido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), marca um passo importante para a realização da obra, que terá aproximadamente 3,5 km de extensão e abrangerá uma área superior a 200 hectares.

“Essa Beira-Mar de Barreiros será um divisor de águas para a mobilidade da região e vai trazer alívio para a população da Grande Florianópolis, para os catarinenses que passam por aqui. Quero dizer que é o primeiro passo e o prefeito Orvino pode contar com o Governo do Estado. Nós temos obras importantíssimas que precisam ser apoiadas, que precisam ser viabilizadas, e é o que nós estamos fazendo”, disse o governador Jorginho Mello. Ainda no setor de Infraestrutura, o governador destacou o trabalho do Estado na recuperação da malha viária de Santa Catarina. “Vamos ficar com 80% das estradas em condições ótima e boa em Santa Catarina”, completa.

Além da via, o projeto prevê a construção de estruturas de apoio aos moradores, incluindo áreas de lazer e estacionamentos. O investimento estimado é superior a R$ 250 milhões, com previsão de tráfego diário de cerca de 54 mil veículos após a conclusão. Durante a fase de implantação, serão necessários aproximadamente 97 trabalhadores, e o prazo estimado para a dragagem é de 10 meses, totalizando 12 meses considerando mobilização e desmobilização dos equipamentos. O prazo total para a conclusão da obra é de 48 meses.

“Essa obra vai transformar essa região de Barreiros. Essa é mais uma etapa vencida para que possa começar a construção da Beira-Mar. Agradeço ao governador pelo apoio”, reforçou o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila.

A Licença Ambiental Prévia é a primeira etapa do processo de licenciamento na modalidade trifásica. A partir de agora, o IMA aguarda a formalização dos projetos técnicos e documentações necessárias para iniciar a análise da Licença Ambiental de Instalação (LAI), etapa seguinte para a efetivação do empreendimento.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE

De acordo com o IMA, a emissão da LAP reforça o compromisso do órgão com a preservação e recuperação dos ambientes, exigindo programas e controles ambientais para atividades licenciáveis. “A proteção e a recuperação ambiental são os pilares que norteiam o nosso trabalho, principalmente dentro do rito de licenciamento, cujo objetivo é contribuir com o desenvolvimento econômico e sustentável em Santa Catarina, sem deixar de priorizar o controle ambiental no estado, envolvendo todos os ecossistemas”, destacou a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

A presidente ainda ressaltou que a equipe técnica seguirá empenhada na análise da próxima fase do licenciamento assim que os documentos forem formalizados. “A emissão dessa importante licença, que autoriza a viabilidade ambiental deste projeto e impacta diretamente na qualidade de vida da população, nos deixa muito felizes. Aproveito para agradecer o apoio do governador Jorginho Mello, que tem sido um parceiro no desenvolvimento do IMA e no fortalecimento das ações ambientais em Santa Catarina”, acrescentou Sheila Meirelles.

Fonte: Governo SC

Esta matéria foi COPIADA sem Autorização Legal e VIOLA OS DIREITOS AUTORAIS do Portal SC Hoje News -Conheça: SC Hoje

Adicionar aos favoritos o Link permanente.