Creche é inaugurada no bairro Cedro, em Camboriú

O Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Valkiria Borba Roegenberg foi inaugurado nesta sexta-feira, 7, no bairro Cedro, em Camboriú. Autoridades e a comunidade local participaram do ato.

A escola recebe o nome de Valkiria Borba Ruegenberg, educadora que contribuiu para a rede municipal de ensino de Camboriú como professora e gestora durante anos. A última atuação dela foi como diretora do CEI Tânia Regina Garcia.

  • Compartilhe a notícia no WhatsApp

Entre as autoridades, estiveram presentes o prefeito Leonel Pavan (PSD); o vice-prefeito Jozias da Silva (Pode); o presidente da Câmara, Marlon Borsatto (MDB), responsável pela indicação do nome dado à creche; vereadores e secretários municipais.

No mesmo dia, em outro momento, após a inauguração da creche, o historiador Leandro Karnal fez uma palestra no Maria’s, em alusão à abertura do ano letivo de 2025 da rede municipal de ensino. Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento.


Fila Única

A Secretaria de Educação publicou também o edital do programa Fila Única, que disponibiliza 213 vagas para creches de Camboriú. Os pais ou responsáveis legais pelas crianças convocadas devem efetivar a matrícula de segunda-feira, 10, até quarta-feira, 12.

Seguindo as orientações do Ministério Público, a lista de espera do programa Fila Única tem novos critérios para o chamamento, conforme o acesso prioritário às vagas em creche (0 a 3 anos de idade), que tem a finalidade de atender as crianças em situação de maior vulnerabilidade.

A Fila Única das creches está sendo organizada em grupos de A a D, cada um com seus respectivos critérios.

Os documentos necessários para a matrícula são: cópia da certidão de nascimento da criança, carteira de vacinação (atualização vacinal, expedida pela unidade básica de saúde), cartão do SUS, comprovante de residência atualizado, laudo médico (caso houver) e RG e CPF dos pais ou responsáveis.

O novo formato de classificação leva em consideração o grupo no qual a criança se enquadra de acordo com os critérios estabelecidos no decreto que regulamenta o programa. Confira os grupos:

Grupo A: integrado por crianças em situação de vulnerabilidade: (a) crianças com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação; (b) crianças com doenças raras, assim consideradas aquelas que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2 mil indivíduos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde; (c) crianças cuja mãe e/ou representante legal é vítima de casos de violência contra a mulher, nos termos do parágrafo 7º do artigo 9º da lei 11.340, de 7 de agosto de 2006; (d) crianças que estejam inseridas em serviços de acolhimento familiar ou institucional do município de Camboriú; (e) crianças cujo pai ou mãe sejam adolescentes e que estejam matriculados na rede pública de educação de Camboriú.

Grupo B: integrado por famílias beneficiárias do programa Bolsa Família.

Grupo C: integrado por família com renda per capita abaixo de dois salários mínimos vigentes na data da intenção.

Grupo D: integrado por família com renda per capita acima de dois salários mínimos vigentes na data da intenção.

Os editais de convocação das vagas são publicados às sextas-feiras, no site da prefeitura (https://camboriu.sc.gov.br/editais-secretaria-de-educacao/).

Para mais informações sobre as mudanças do programa Fila Única, é possível entrar em contato pelo telefone (47) 3389-0450 ou buscar atendimento presencial na Secretaria de Educação, na rua José Francisco Bernardes, 429, no Centro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPÃO DA RÁDIO MENINA BC NO WHATSAPP

leia mais no portal menina

Após três meses interditada, rua Monte Acaraí é liberada em Camboriú

Motociclista bate em poste na Avenida Panorâmica, em Balneário Camboriú

Adicionar aos favoritos o Link permanente.