Comissão recebe representante da Setur para falar sobre participação de SC em evento em Lisboa

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A participação de Santa Catarina na “Bolsa de Turismo de Lisboa” (BTL 2025), esteve no foco da reunião da Comissão de Turismo realizada na manhã desta quarta-feira (12). A discussão do tema partiu do deputado Carlos Humberto (PL), que preside o colegiado, e contou com a representação da Secretaria de Estado do Turismo (Santur).

Conforme o parlamentar, o evento, que acontece entre os dias 12 e 16 de março deste ano na capital portuguesa, é atualmente uma das principais oportunidades do estado para atrair investimentos e visitantes europeus e deve se tornar uma ação permanente.

“Você fala a todos os países europeus através da BTL, com muita facilidade e proximidade. Mas é importante que essa continuidade aconteça. Temos que ter um compromisso por parte dos governos que se sucedem, de uma participação contínua para aproveitarmos essa oportunidade única de ir abrindo outros mercados.”

O mesmo entendimento foi apresentado por Fábio Luis Farber, que atua como gerente de Promoção do Turismo da Santur.

De acordo com ele, a participação do estado na feira começou no ano de 2021, mas só foi retomada no ano de 2024. Neste último ano, disse, foi alcançado um importante passo para o setor turístico do estado, por meio da obtenção, junto a uma empresa aérea portuguesa, de um voo direto entre Santa Catarina e o país europeu.

Segundo disse, a criação deste corredor de transporte abre novas oportunidades para a divulgação dos diversos atrativos do estado entre o público e o trade turístico europeu.

“Agora, neste retorno, estamos levando a Portugal empresários com produtos e pacotes turísticos montados em diversos segmentos, como sol e praia, religioso, e também de ecoturismo e aventura, que é muito palatável ao mercado europeu. E a nossa investida agora é em reuniões para apresentação de produtos e consolidação de negócios.”

Os deputados que integram a Comissão de Turismo da Alesc também foram convidados a participar da comitiva catarinense.

Rodovia Via Mar

Ainda durante a reunião, foi aprovado requerimento para que o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, compareça a uma reunião do colegiado para falar sobre a Rodovia Via Mar.

Os planos para a realização da estrada, que deve ligar a Grande Florianópolis a Joinville, em um trecho de mais de 145 km, foram apresentados ainda em 2024 pelo governo do Estado. A intenção é que a obra, estimada em R$ 7 bilhões, seja realizada por meio de parceria público-privada.

A solicitação para a vinda de Jerry Comper foi apresentada pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).

“Eu gostaria, até como uma forma de pressão, que o secretário estivesse aqui para sabermos sobre o andamento das coisas nessa rodovia, que foi lançado pelo governo. Nós temos que dar força a esse projeto, é interesse nosso e da Comissão de Turismo.”

A data do debate ainda será fixada pela comissão.

Alexandre Back
Agência AL

Fonte: Agência ALESC

Esta matéria foi COPIADA sem Autorização Legal e VIOLA OS DIREITOS AUTORAIS do Portal SC Hoje News -Conheça: SC Hoje

Adicionar aos favoritos o Link permanente.