Ex-diretor do Presídio de Igarassu está entre os presos em operação da PF nesta terça (25)

O ex-diretor do Presídio de Igarassu Charles Belarmino de Queiroz está entre os presos da Operação La Catedral, da Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (25). O ex-agente de segurança é suspeito de corrupção passiva e tráfico de drogas. Segundo a investigação da PF, ele era um dos líderes de uma organização criminosa composta por policiais penais e detentos e que operava na unidade prisional. As equipes cumpriram, pelo menos, nove mandados de prisão e 12 de busca e apreensão, nesta terça.

Queiroz esteve no comando do presídio por cinco anos e deixou o cargo em dezembro de 2024, após denúncias de irregularidades. O que provocou a exoneração do ex-diretor foi a Operação Chamada Restrita, da Polícia Civil de Pernambuco (PC-PE). A investigação revelou e desarticulou uma quadrilha de detentos que realizava extorsões através de ligações telefônicas sem identificação. As chamadas partiam dos celulares de presos no Presídio de Igarassu.

Após o escândalo, Charles Belarmino foi exonerado da unidade, junto ao secretário-executivo da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) à época, André de Araújo Albuquerque.

Demais prisões

Além de Charles Belarmino, a PF prendeu outros sete policiais penais nesta terça-feira. São eles Cecília da Silva Santos, Eronildo da Silva Santos, Newson Motta da Costa Neto, Everton de Melo Santana, Ernande Eduardo Freire Cavalcanti, Reginaldo Ferreira Aniceto e Ednaldo José da Silva. Newson era um dos veteranos do Presídio de Igarassu, estando lá desde 2012.

O último alvo dos mandados foi Lyferson Barbosa da Silva, de 35 anos. Ele foi condenado a 26 anos e quatro meses de prisão por homicídio. Lyferson foi o responsável por executar o médico Artur Eugênio de Azevedo, de 35 anos. O crime aconteceu em maio de 2014, em Jaboatão dos Guararapes, mas a condenação só ocorreu em 2016.

No ano passado, Lyferson passou por transferência para Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A decisão foi da Vara Única da Comarca de Rio Formoso, em Pernambuco. À ocasião, a Justiça alegou a necessidade de troca de regime, pois o criminoso ainda emitia ordens à organização criminosa a qual liderava no estado.

O post Ex-diretor do Presídio de Igarassu está entre os presos em operação da PF nesta terça (25) apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.