Recife inaugura espaço para acolher catadores durante o Carnaval

A Prefeitura do Recife inaugura este ano o “Recife Carnaval Sustentável”, um prédio de três andares na Rua Amorim, localizada no coração do Bairro do Recife, com o objetivo de acolher catadores não cooperados e pessoas em situação de rua que trabalham com reciclagem durante as festas. O serviço ficará disponível desde a abertura do Carnaval (28) até a quarta-feira de cinzas (5) entre 0h e 12h.

O prédio, que possui capacidade para atender até 150 pessoas, é composto por uma área com dormitórios e outra de convivência com televisão e refeitório. Quando chegam no espaço, os frequentadores garantem duas refeições ao dia, uma ao entrar no abrigo e outra composta por um café da manhã reforçado. Eles também terão acesso a roupas, kit de higiene pessoal e toalha de banho. 

Na rua, que será fechada durante o evento, estarão disponíveis cinco contêineres preparados com chuveiros e vasos sanitários. Nos dormitórios também estarão disponíveis camas para descanso, vestiário e guarda-volumes.

“Esta iniciativa é mais uma inovação social realizada pela Prefeitura do Recife no seu Carnaval e é voltada para um grupo de profissionais considerados essenciais para o sucesso dos grandes eventos, os catadores de recicláveis. Esta ação é pensada com muito carinho para promover um acolhimento especial durante os dias de folia”, ressalta Pâmela Alves, secretária de Assistência Social e Combate à Fome.

Uma equipe de dois cadastradores, seis educadores sociais e três analistas, esta última composta por assistentes sociais, psicólogos ou terapeutas ocupacionais, ainda estarão a disposição para atender os frequentadores do espaço durante todo o Carnaval.

Catadores

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) realizou, ao longo deste mês de fevereiro, o cadastro dos catadores de materiais recicláveis que irão trabalhar durante o período de festas do Carnaval 2025 no centro da cidade. A ação teve o objetivo proporcionar o acesso dos trabalhadores à Cabine de Comercialização na Central de Reciclagem do Carnaval deste ano, iniciativa realizada em conjunto com o programa Conexão Cidadã, do Governo Federal, além de fazer o direcionamento das pessoas que realizam o trabalho de forma autônoma para os benefícios sociais aos quais tenham direito. 

Durante o cadastro foi constatado que grande parte dos catadores autônomos encontra-se em situação de vulnerabilidade social e vivendo nas ruas. Diante disso, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, criou a Casa dos Catadores. 

Conexão cidadã

No dia 30 de janeiro, a Prefeitura do Recife participou da assinatura de um termo de adesão ao programa Conexão Cidadã, do Governo Federal. A iniciativa envia um trailer a municípios do país para fazer um cadastro dos catadores autônomos que trabalham nas ruas das cidades recolhendo materiais recicláveis para a comercialização. O cadastro tem a finalidade de possibilitar a inserção dessas pessoas nas políticas públicas ofertadas pelos municípios. Recife foi uma das cidades escolhidas para a vinda do trailer. O termo de adesão, chamado Pró-Catador, ao programa Conexão Cidadã, irá propiciar aos catadores acesso aos benefícios de diversas políticas públicas oferecidas pela gestão municipal.

O post Recife inaugura espaço para acolher catadores durante o Carnaval apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.