Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro é indiciado por corrupção e desvios pela PF

A Polícia Federal indiciou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), pelos crimes de corrupção e peculato nesta terça-feira (30). A operação investiga fraudes em programas de assistência social do Estado.

Cláudio Castro integra lista de governadores do Rio de Janeiro acusados de corrupção – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/ND

As provas colhidas pela apuração indicam que o governador do Rio de Janeiro teria recebido propina e atuado no desvio de recursos de programas do governo.

Segundo o portal R7, a investigação da PF identificou pagamentos de vantagens ilícitas entre 5% e 25% dos valores dos contratos na área de assistência social, o que totaliza mais de R$ 70 milhões.

As apurações seguem em sigilo. O indiciamento é formalizado por uma autoridade policial, em seguida, cabe ao Ministério Público avaliar se apresenta denúncia à Justiça.

Uma operação da PF no fim do ano passado já havia investigado os crimes de organização criminosa, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro, que teriam sido praticados na execução dos projetos Novo Olhar, Rio Cidadão, Agente Social e Qualimóvel, geridos pelo governo do estado entre 2017 e 2020.

Na época, o atual governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro ocupava os cargos de vice-governador e vereador na capital do Estado. Seu irmão de criação, Vinícius Sarciá Rocha, foi alvo da Operação Sétimo Mandamento e também foi indiciado.

Cláudio Castro soma à lista de governadores do Rio acusados de corrupção

Cláudio Castro é mais um governador do Rio de Janeiro acusado de corrupção pela PF. Ele era vice de Wilson Witzel (PMB) e assumiu o cargo em 2021, após o impeachment do então governador.

Assim como Witzel, seus antecessores Luiz Fernando Pezão (MDB) e Sérgio Cabral (ex-membro do MDB) também foram acusados de crimes de corrupção.

*com informações do portal R7

Adicionar aos favoritos o Link permanente.