Cadela morre após ser abandonada dentro de saco plástico em caçamba de lixo no litoral de SP; VÍDEO


População tentou ajudar animal, que já estava muito debilitado quando foi localizado. Caso ocorreu em Bertioga (SP). Cadela é abandonada dentro de lixo no litoral de SP
Uma cadela morreu após ser abandonada viva dentro de um saco plástico em uma caçamba de lixo em Bertioga, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1 neste domingo (28) mostram a população tentando resgatar o animal enquanto ele ainda tinha vida (assista acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O caso ocorreu na Rua Projetada 1, no bairro Sítio do Campo. Ao g1, a diarista Edimaria Nascimento Carmo, de 41 anos, contou que chegou a acionar o serviço de zoonoses da Prefeitura de Bertioga, mas não foi atendida.
A mulher tinha acabado de descer do ônibus, na quarta-feira (24), quando viu um vizinho mexendo na caçamba de lixo com outros dois adolescentes. O trio contou que tinha notado algo diferente dentro de um dos sacos. Desta forma, a diarista esperou para ver do que se tratava e levou um susto ao notar que era uma cadela.
“Ajudei a tirar da caçamba, aí a gente abriu o saco e deu água para ela”, afirmou Edimaria, que ligou para o serviço de zoonoses para pedir ajuda, mas foi orientada a filmar a situação e mandar via WhatsApp, onde não foi atendida.
Segundo a diarista, a cadela estava se debatendo quando foi localizada, mas morreu horas depois. “Eu fiquei lá um tempo com ela, tentei dar comida, tentei dar água e ela não conseguia. Daí acabou falecendo lá mesmo no local”, relembrou.
Edimaria contou à equipe de reportagem que só foi respondida pela equipe de zoonoses no dia seguinte, quando disseram para levar a cadela até o setor.
“Não entendi o porquê de não socorreram porque é um animal. Quem fez isso não é um ser humano. A pessoa que fez isso merecia ser punida, só que não tem como encontrar, porque todo mundo joga lixo lá e estava no saco preto”, lamentou.
Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Bertioga informou que a solicitação de resgate ao animal foi enviada após o expediente. Por isso, foi atendida na manhã de quinta-feira (25). “Ao visualizar a solicitação, a equipe tentou o contato imediato com o requerente, que não atendeu”.
Ainda segundo a administração municipal, a Secretaria de Saúde tem investido no bem-estar animal. “As obras do inédito hospital veterinário e ampliação do Centro de Controle de Zoonoses estão em ritmo acelerado para, em breve, contar com um local mais confortável e completo para atendimentos. Os trabalhos estão sendo realizados em um espaço de aproximadamente 1.000 m², o que corresponde ao triplo da antiga estrutura”.
Também em nota, a prefeitura ressaltou que o abandono de animais é considerado crime de maus-tratos, conforme legislação federal 9605/98 e 14. 062/20. “O município de Bertioga, em 1996, sancionou a Lei Municipal 105/96, também prevendo as situações de abandono”.
Cadela foi encontrada dentro de saco de lixo em caçamba de Bertioga (SP).
Arquivo Pessoal/Edimaria Nascimento
Abandono de animais
Ao g1, Edimaria afirmou que cães são abandonados frequentemente no bairro Sítio do Campo. “Soltam muitos animais. […] Às vezes, aparece até cinco de uma vez, cachorra com filhotes e tudo. Acho que já estão acostumados a soltar e as pessoas cuidarem”, disse.
Líder comunitário do bairro, o técnico em meio ambiente Rafael de Paula Silva contou que o caso da cadela deixou os moradores tristes e acende um alerta sobre a insegurança na região. “Não tem segurança, não tem câmera onde tem que ter […]. O nosso bairro é muito abandonado, há muito descaso”, afirmou.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.