Mineiro de 13 anos conquista mais uma medalha em nova edição da Olimpíada Global de Matemática


Emanuel Lopes ganhou medalha de prata na competição em Nova York. Em maio deste ano, ele gabaritou outro concurso na Tailândia. Emanuel Lopes durante Olimpíada Global de Matemática, em Nova York
Emanuel Lopes/Arquivo Pessoal
O mineiro de Juiz de Fora Emanuel Lopes, de 13 anos, voltou para casa com mais uma medalha de prata. Dessa vez o estudante participou da Olimpíada de Matemática Copernicus em Nova York, nos Estados Unidos, que aconteceu entre os dias 14 e 18 de julho. Na ocasião, ele concorreu na categoria composta por adolescentes do sexto e sétimo ano de todo mundo.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Em maio deste ano, o g1 mostrou que o estudante conquistou não só um lugar no pódio, mas como um troféu por ter gabaritado a parte de raciocínio lógico da Olimpíada Global de Matemática na Tailândia.
Mineiro de 13 anos gabarita prova de raciocínio lógico na Olimpíada Global de Matemática na Tailândia: ‘Me dediquei muito’
Em nova prova, além do foco na matéria, ele também se dedicou para aprender inglês. “Queria me comunicar melhor com as pessoas de Nova York e do evento. Isso era muito importante para mim”, disse.
Nova prova
Emanuel Lopes durante Olimpíada Global de Matemática, em Nova York
Emanuel Lopes/Arquivo Pessoal
Emanuel explicou que a prova em Nova York foi um pouco diferente do que a feita na Tailândia em maio deste ano.
“Dessa vez o tempo foi menor, foram 1h30 para 25 questões, mas como 20 eram fechadas e outras 5 abertas, deu para fazer tudo no limite certo”, comentou.
Além disso, o estudante e a mãe tiveram pouco tempo para resolver a viagem, precisavam da aprovação do visto para os Estados Unidos e de ajuda para custear a ida.
“Assim que saí do consulado americano para fazer o visto, meu pai me ligou e me contou que havia conseguido patrocínio total para a competição. A felicidade e gratidão foi grande demais”, lembrou Emanuel.
Próximas olimpíadas
Se você pensa que agora o Emanuel só quer descansar, está engado! Ele já está planejando participar de pelo menos de três competições nacionais de matemática, em agosto e outubro deste ano.
“Quero aproveitar um pouco das férias agora para fazer outras coisas que também gosto, mas sei que preciso continuar compromometido com os estudos se quiser ir bem nas próximas olimpíadas”, finalizou.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.