Um a cada 3 catarinenses tem nome sujo no Serasa

Em média, um a cada três catarinenses tem o nome sujo no Serasa. O levantamento foi divulgado no Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil de 2024, e tem como referência o mês de junho.

Calculadora, lupa e papéis sobre mesa de madeira

Um a cada três catarinenses tem o nome sujo no Serasa, aponta levantamento – Foto: Reprodução/Pexels/ND

Em Santa Catarina, o índice de pessoas que não conseguiram quitar suas dívidas é de 37,33%. Apesar de relativamente alto, esse dado coloca o estado como o terceiro menos inadimplente no ranking nacional, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul e do Piauí.

Para se ter uma ideia desse número, a quantidade de pessoas no estado com nome sujo corresponde à quase toda a população das cinco maiores cidades de Santa Catarina juntas. Apesar disso, o levantamento também revela que, no mês de junho, aproximadamente 3 mil pessoas saíram da lista de devedores do Serasa.

Queda da inadimplência segue tendência nacional, diz Serasa

Essa queda segue uma tendência nacional, segundo os dados divulgados pelo Serasa. Em um mês, 918 mil brasileiros saíram do cadastro de negativação, contabilizando uma redução de 1,25% entre maio e junho deste ano.

Em junho, o país contava com 72,5 milhões de inadimplentes, contabilizando 273 milhões de dívidas. Entretanto, essa é a primeira vez no ano em que são registradas duas quedas da inadimplência em sequência.

Em junho, o país contava com 72,5 milhões de inadimplentes, contabilizando 273 milhões de dívidas – Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND

De acordo com a gerente do Serasa Limpa Nome, Aline Maciel, a continuidade do calendário de restituição do Imposto de Renda pode ser um dos fatores que contribuíram para essa queda, bem como a injeção de dinheiro no mercado e a redução da taxa de desemprego nos últimos meses.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.