Julho Laranja: bruxismo pode começar na infância e ter causa emocional

O bruxismo, ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes, acende um alerta para cuidados precoces com a saúde bucal. A doença é debatida dentro do Julho Laranja, campanha com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a importância de a ortodontia começar na infância.

Talvez quando criança você deve ter escutado sua mãe falar: ‘você estava rangendo os dentes quando estava falando comigo’. Em alguns casos, essa atitude acontece de forma inconsciente. A doença atinge adultos e crianças e pode ocorrer não apenas a noite, mas em qualquer horário do dia.

A causa do bruxismo pode ter diversos fatores. Segundo Gabriela Alves, dentista e especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilo facial, o problema pode ter relação genética, uso de alguns tipos de medicamentos, sono irregular, estilo de vida, alterações na oclusão e questões emocionais como: ansiedade e estresse.

Uma das consequências da má oclusão dentária é a alteração da estética dos dentes. “É frequentemente observado desgaste dos dentes que pode estar associado ou não a sintomatologia dolorosa nos músculos da face, dor de cabeça, dor de ouvido, zumbido, dor na mandíbula, dor de dente, dor por trás dos olhos e nuca”, explica a especialista.

Além do desgaste dental, o ato de ranger e apertar os dentes pode gerar outras consequências, como mudanças na estrutura dos dentes. “O avanço do desgaste chega ao ponto de exposição da dentina e a polpa, camadas mais internas, levando a reabilitação oral mais complexa. Em alguns casos é necessário a extração, tratamento de canal, implante e reconstrução de todos os dentes.” afirma Gabriela.

“A prevenção e tratamento precoce da ortodontia ainda na infância são de suma importância. Manter ou criar espaço adequado para os dentes permanentes, alinhamento dos dentes, correção dos arcos dentários, vão melhorar a oclusão, respiração, deglutição e fonética, evitando até mesmo algum procedimento cirúrgico no futuro.” enfatizou Gabriela.

Como identificar?

Visita regular ao dentista é uma forma de identificar o problema. O diagnóstico precoce ajuda a evitar as demais consequências e o avanço do problema.

Forma de tratamento

A má oclusão muita das vezes pode ser tratada por diversas áreas. Ainda segundo a especialista, por ser um problema multifatorial, o bruxismo pode ser tratado por dentista, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista e psiquiatra. Cada especialidade trata o bruxismo da seguinte forma:

Dentista: realiza o tratamento com placa de bruxismo ou estabilizadora e trata os dentes desgastados;

Fisioterapeuta: realiza terapias para liberação miofascial para relaxar a musculatura afetada pela tensão do ato de ranger e apertar os dentes. Procedimento pode ser realizado com técnicas manuais, tens, laser, agulhamento seco ou acupuntura, por exemplo;

Fonoaudiólogo: vai orientar e trabalhar a mímica facial, a posição da língua e bochechas;

Psicólogo: ajuda na identificação do problema, e controle das questões emocionais como: ansiedade, estresse e hábitos deletérios;

Neurologista: descartar ou tratar distúrbios neurológicos que estejam causando o bruxismo;

Psiquiatra: consulta necessária quando for preciso o uso de medicamentos para controle dos problemas psicológicos como ansiedade e depressão.

O post Julho Laranja: bruxismo pode começar na infância e ter causa emocional apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.