Madrugada é marcada por três chuvas de meteoros em Chapecó

A madrugada desta quarta-feira (31) foi marcada por três chuvas de meteoros observadas em Chapecó, Oeste de Santa Catarina. O registro foi feito por uma câmera do projeto Exoss, em parceria com o projeto Bompa Star e Grupo Apontador de Estrelas.

A chuva de meteoros pode ser observada no hemisfério sul do país – Foto: Reprodução/ND

O professor Carlos Rutz, da Escola de Educação Básica Bom Pastor, explica que uma chuva de meteoros ocorre quando a órbita do planeta Terra encontra a órbita de algum cometa.

Então, o cometa passa por esse mesmo local onde a Terra está passando e deixa gases, detritos e poeira. “Essa sujeira entra na atmosfera terrestre em altas velocidades e criam o efeito luminoso que chamamos de meteoros”, explica.

Três cometas diferentes

A coincidência do evento desta madrugada é que a Terra passou pela ‘sujeira’ deixada por três cometas diferentes. “Que passaram por aqui em momentos diferentes”, comenta o professor.

O pico da chuva de meteoros já passou, mas o professor garante que você ainda conseguirá ver alguns. “Basta olhar para o céu, pois nessas chuvas mais intensas temos meteoros relativamente grandes”, aponta Rutz.

Chuva de meteoros

A Delta Aquáridas é uma chuva exclusiva do Hemisfério Sul. O professor ressalta que será possível observar em todos os lugares da região e o que muda são os horários.

“Ainda, a visualização poderia ser dificultada se a lua estivesse um pouco mais brilhante, porém não é o caso, pois está em uma fase bem legal para a observação”.

Detalhes do projeto

A chuva de meteoros foi registrada por uma câmera de segurança com algumas alterações que melhoram a sensibilidade dela. “O nosso projeto aceita doações de equipamentos e materiais para melhorar cada vez mais a qualidade dos registros”, afirma Rutz.

Interessados em contribuir ou conhecer mais sobre o projeto podem entrar em contato com o professor na escola Bom Pastor. “É interessante difundir isso para que mais pessoas possam participar desse projeto e acabamos entendendo cada vez mais sobre o nosso universo”, finaliza.

As imagens disponibilizadas pelo projeto mostram a chuva de meteoros na madrugada desta quarta-feira (31) – Vídeo: Arquivo Pessoal/N

Adicionar aos favoritos o Link permanente.