UFSC na mídia: professor fala sobre a importância de Fritz Müller no Globo Repórter

Professor Alberto Lindner do Centro de Ciências Biológicas da UFSC. Foto: reprodução/TV Globo

O professor Alberto Lindner, do Departamento de Ecologia e Zoologia, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participou da edição de sexta-feira, 26 de julho, do Globo Repórter, da TV Globo. Ele deu entrevista em uma reportagem sobre os 200 anos da imigração alemã e falou sobre o naturalista Fritz Müller.

O último bloco foi dedicado inteiramente ao pesquisador alemão, um dos pioneiros da ciência no Brasil, que morou 11 anos em Florianópolis, apesar de ter se estabelecido em Blumenau. O cientista recebeu o título doutor honoris causa pela UFSC em 2009. Também dá nome ao prédio do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade. Nessa edificação, há um busto e um grafite em homenagem a Fritz Müller.

O professor Lindner explicou no programa a importância das pesquisas de Fritz Müller em Florianópolis para a consolidação da Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin e a correspondência entre esses dois pesquisadores. Fritz Müller se tornou um dos autores mais citadas no livro A Origem das Espécies, de Darwin, a partir da 4a edição da obra.

Os estudos de Fritz Müller foram reunidos no livro Para Darwin, que traz argumentos a favor da teoria da evolução. O livro teve sua tradução para o português publicada pela Editora da UFSC.

Acesse a reportagem na íntegra.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.