O período de convenções partidárias para definição dos candidatos oficiais que vão disputar as eleições municipais de 2024 terminou na segunda-feira, 5. Em Balneário Camboriú, as candidaturas para o pleito foram divulgadas oficialmente ao longo dos últimos dias.
- Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Para concorrer ao cargo de maior poder na cidade, 6 chapas foram formadas. Os candidatos a prefeito(a) e vice-prefeito(a) são:
- Peeter Grando (PL) e David LaBarrica (PRD);
- Juliana Pavan (PSD) e Nilson Probst (MDB);
- André Meirinho (PP) e Eliane Colla (PP);
- Lucas Gotardo (NOVO) e Guilherme Hildebrand (NOVO);
- Marisa Zanoni (PT) e Alex Casado (Solidariedade);
- Claudir Maciel (PSB). O candidato a vice-prefeito da chapa de Claudir Maciel ainda não foi divulgado.
Agora, com o fim do período de convenções, cada partido tem até o dia 15 de agosto para solicitar o registro, a homologação das candidaturas oficiais junto à Justiça Eleitoral. O advogado especialista em direito eleitoral Marcelo Vrenna explica que, embora o prazo para definições tenha terminado ontem, ainda podem ocorrer mudanças no cenário.
“O que nós temos agora é a possibilidade de preenchimento das vagas remanescentes até o dia 15 de agosto, bem como as substituições. Isso porque às vezes as pessoas desistem no meio do caminho, por questões familiares ou enfim. É possível haver alterações até o dia 30 de agosto, inclusive”, comenta.

Além disso, Vrenna destacou que é durante o período de homologação que podem ser feitas as impugnações de candidaturas, caso sejam encontradas irregularidades. Por exemplo, “pode ser feita uma substituição caso o candidato seja servidor público, mas não se afastou do cargo dentro do tempo hábil”, detalha o advogado.
O período de campanha eleitoral começa no próximo dia 16 de agosto.