Prefeitura anuncia ação integrada para minimizar impactos das chuvas em Manaus

David Almeida informou que o objetivo da força-tarefa é antecipar possíveis problemas causados pelas intensas chuvas, com o início do chamado “inverno amazônico”. Prefeitura cria força-tarefa para amenizar impactos das chuvas em Manaus
O prefeito de Manaus David Almeida anunciou, nesta segunda-feira (11), uma ação integrada para minimizar os impactos das chuvas intensas, com a chegada do “inverno amazônico”. A força-tarefa será coordenada pelas secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e Limpeza Urbana (Semulsp), tendo como objetivo antecipar e mitigar os problemas recorrentes de alagamentos na cidade.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Entre as medidas, o prefeito destacou a desobstrução de 118 pontos de alagamento, além da instalação de novas ecobarreiras – estruturas que retêm lixo nos igarapés. David Almeida explicou que as medidas se tornaram essenciais devido à poluição de todos os 36 igarapés que atravessam a área urbana de Manaus.
O maior ponto de atenção da força-tarefa será o igarapé do Mindú, que tem 22 quilômetros de extensão e recebe as águas de quase toda a Zona Leste da cidade. “Nós vamos estar trabalhando para a despoluição do igarapé do Mindú e toda a sua bacia”, destacou.
Além da recuperação ambiental, a ação inclui a educação ambiental como parte fundamental do processo. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o programa pedagógico vai buscar conscientizar crianças e jovens sobre a importância da preservação dos igarapés e do meio ambiente.
Conforme Almeida, o projeto vai usar o Parque Gigante da Floresta, na Zona Leste, como centro de aprendizado, com atividades lúdicas para promover a conscientização ambiental.
“Nós vamos estar trabalhando a conscientização, para o início, entre 12 e 15 anos. Todos eles estarão dentro de um processo lúdico pedagógico para que nós possamos trabalhar a conscientização das nossas crianças visando a preservação do meio ambiente para o futuro”, disse.
O prefeito também mencionou a revisão e execução de planos municipais essenciais para o saneamento da cidade, assim como o plano de resíduos sólido, o plano de coleta de lixo e o plano de esgotamento sanitário.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.