‘Tensões entre a cor e o amor’: o preconceito e desafio de famílias inter-raciais

No 2° episódio do podcast Vozes da Consciência, a apresentadora Amanda Santos recebeu a escritora e doutora em psicologia social Lia Vainer para um bate-papo sobre quais estudos temos relacionados às famílias de diferentes etnias, relações inter-raciais e branquitude. Todos os assuntos são abordados em suas obras.

Relações inter-racias foi o tema do 2° episódio do podcast Vozes da Consciência

Relações inter-racias foi o tema do segundo episódio do podcast Vozes da Consciência – Foto: UOL

Santa Catarina teve alta de 51% nos casos de injúria racial e lidera denúncias do crime no país. Em meio a tantas ocorrências em 2023 e sendo um Estado de pouco índice de negros comparado a outros, como as pessoas negras lidam com o amor e relações inter-raciais?

Relações inter-raciais é o nome dado a casais formados por pessoas de raças diferentes. No Brasil, devido à alta miscigenação, inúmeros são os casos de pessoas que se relacionam com diferentes raças.

Para Lia, a questão é mais em baixo, a escritora diz que os fenótipos só passam a ser observados com diferença pelo contexto do país em que vivemos, onde o racismo é um agravante.

“A expectativa de qual vai ser a cor de uma criança concebida por um casal inter-racial é algo absolutamente fundado pelo racismo brasileiro. É um fenótipo que não deveríamos dar importância, assim como qual vai ser o tamanho do pé da criança”, explica Lia.

Outro assunto debatido no podcast foi o senso de superioridade do indivíduo branco e como isso pode ser trabalhado no relacionamento.

“A afetividade não anula o racismo estrutural. Muito menos essa ideia de posse, essa sensação de superioridade. Tudo isso precisa ser trabalhado com o casal para entender em qual contexto da relação os dois estão inseridos”, disse a escritora.

Vozes da consciência:

Amanda Santos e Lia Vainer no podcast Vozes da Consciência – Foto: Iago Carvalho

Os episódios vão ser quinzenais, às quartas-feiras pela manhã e estarão disponíveis no Spotify, No ND PLAY e alguns recortes ficarão disponíveis nas redes sociais do grupo. A primeira temporada vai ser de 10 episódios que serão publicados até o fim de 2024.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.