Bombeiros salvam 81 vítimas de afogamento em uma semana, em Santa Catarina

Entre os dias 12 e 18 de novembro, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) realizou 81 salvamentos de vítimas de afogamento em todo o estado de Santa Catarina. A maioria eram homens com idade média de 28 anos. 

Segundo os bombeiros, assim como em temporadas anteriores, os horários com maior incidência de ocorrências foram entre 14h e 18h.

  • Compartilhe esta notícia no Whatsapp

O período incluiu o primeiro feriado prolongado da pré-temporada da Estação Verão, no dia 15 de novembro. Conforme divulgado pelo CBMSC, o fluxo de turistas e moradores aumentou tanto nas praias, quanto em rios e lagos do interior do estado.

Óbitos em áreas não monitoradas

Nas áreas monitoradas pelos guarda-vidas não houve nenhum óbito. No entanto, três pessoas morreram afogadas em áreas em que não há cobertura dos profissionais. Duas mortes ocorreram em praias de Penha e Itapoá, e uma foi registrada em água doce, em uma cachoeira em Siderópolis.

Os banhistas podem consultar as praias que possuem salva-vidaspor meio do aplicativo CBMSC Cidadão, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. No app também é possível saber os pontos em que há bandeira verde, que indicam condições favoráveis para o banho.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DA RÁDIO MENINA BC NO WHATSAPP

Postos ativos

Nos locais sinalizados com bandeira preta, os postos de guarda-vidas estão desativados, e essas áreas devem ser evitadas para banho. Atualmente, 95 postos estão ativos durante a semana em Santa Catarina, aumentando para 181 nos fins de semana de novembro. Este número será ampliado gradativamente até a alta temporada.  

O Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de adotar medidas básicas de prevenção a afogamentos, mesmo em áreas monitoradas.


leia mais no portal menina

Programa Praia Limpa abre edital para a temporada de verão 2024/2025

Bosque encantado com neve será destaque no natal de Camboriú

Adicionar aos favoritos o Link permanente.