Alerta amarelo na previsão do tempo: quando é emitido e como se preparar

Basta o volume de chuvas se intensificar que logo a população recebe um aviso na cor amarela do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ou da Defesa Civil: perigo potencial. Por parecer emblemático, é comum se questionar sobre o que significa alerta amarelo na previsão do tempo.

O alerta amarelo é divulgado com um aviso de uma situação climática instável Foto: Inmet/Divulgação/ND

Esse modelo de aviso, elaborado pelo instituto nacional, serve para avisar a população sobre as condições climáticas, sendo o alerta amarelo o primeiro da escala de atenção, deixando todos sobreavisados sobre mudanças bruscas na temperatura, aumento das chuvas e o aumento das marés.

O que significa alerta amarelo na previsão do tempo?

Sistema elaborado pelo Inmet e replicado pelos principais institutos ligados a previsão do tempo e meteorologia, a escala de alertas utiliza cores quentes e vibrantes para prevenir os cidadãos acerca de alterações no clima.

O significado das cores dos alertas na previsão do tempo é intuitivo, com cada uma das tonalidades representando um nível de perigo em razão do volume de chuvas, tempestades, ventos fortes e ondas de calor.

O alerta amarelo representa justamente o primeiro sinal de aviso para os cidadãos sobre uma mudança nas condições climáticas. Seu significado é de perigo potencial, indicando que podem ocorrer situações meteorológicas que precisam ser acompanhadas com atenção.

Esse tipo de alerta é emitido quando é observado um acúmulo de chuvas por dias seguidos, o aumento potencial da temperatura ou a chegada de ventos mais intensos. Com isso, a população e autoridades competentes se preparam para se proteger diante da instabilidade climática.

Menina derrubando água de uma garrafa sobre a cabeça

As ondas de calor tão são alertadas pelos sistemas de previsão do tempo dentro do sinal amarelo. – Foto: Giovanni Isolino/AFP/ND

Quando é emitido o alerta amarelo?

O envio do alerta amarelo é feito quando os meteorologistas do Inmep identificam alterações nas condições climáticas que demandam precaução. Os alertas são emitidos para:

  • Acúmulo e volume de chuvas;
  • Início de tempestades;
  • Início de ondas de calor;
  • Ventos intensos;
  • Probabilidade de chuva de granizo;
  • Seca e estiagem;
  • Ondas de frio;
  • Probabilidades de alagamento.

Como representa o nível inicial, o alerta amarelo indica que o volume de chuvas está entre 20mm/h (milímetros por hora) a 30mm/h ou até 50mm por dia. O sinal também avisa sobre a incidência de ventos de até 60km/h (quilômetros por hora) e a probabilidade da queda de granizo.

O alerta amarelo também alerta para um risco baixo, mas existente, de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Galho de árvore caído em calçada onde pedestres trafegam

É comum que nas tempestades de alerta amarelo haja queda de galhos de árvores e alagamentos – Foto: PMF/Divulgação

Cuidados e precauções para a população

A depender da sua intensidade, a chuva pode causar estragos e transtornos para a população. Dessa forma, o alerta amarelo é um sinal para que as pessoas passem tomar cuidados especiais e realizar deslocamentos realmente necessários.

Além de se manterem atualizados junto aos órgãos públicos e serviços meteorológicos sobre as condições do tempo, é importante que as pessoas procurem espaços seguros durante as chuvas, evitem ficar embaixo de postes, árvores ou lugares próximos à alta tensão da rede elétrica.

Nos casos de emergência, entre em contato com órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.