LeiaJá vence duas categorias do 1º Prêmio Inaldo Sampaio de Jornalismo, promovido pelo TCE-PE

O LeiaJá é vencedor em duas categorias do 1º Prêmio Inaldo Sampaio de Jornalismo, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e com resultados divulgados nesta terça-feira (26). O podcast “3 Dias Sob as Torres” conquistou o primeiro lugar da categoria “radiojornalismo”, enquanto a reportagem “Nova frota, velhos problemas: precariedade do transporte escolar desafia permanência de alunos na rede pública de Pernambuco” levou o terceiro lugar da categoria “webjornalismo”.

A divulgação dos resultados aconteceu por meio do Diário Oficial do Tribunal e redes sociais. A solenidade de premiação será realizada na próxima sexta-feira (29), às 10h, na sede do TCE, no Centro do Recife. O Prêmio Inaldo Sampaio reconhece produções jornalísticas que colaboram para o controle externo, o controle social, a gestão pública e a cidadania no Estado de Pernambuco.

Trabalhos vencedores

Vencedor na categoria de áudio, o podcast 3 Dias Sob as Torres é uma produção dos jornalistas Jorge Cosme e Vitória Silva. O trabalho, composto de quatro episódios disponíveis no Spotify, narra, em formato de diário, uma visita da reportagem à cidade Caetés, no Agreste de Pernambuco. Durante os três dias de viagem à “terra da energia eólica” a equipe conheceu histórias de agricultores que viram a vida mudar completamente após a chegada dos complexos eólicos à zona rural.

“Ter a oportunidade de estar em Caetés por alguns dias foi crucial para contar essas histórias da forma como elas merecem ser contadas. No interior do nosso estado, reside um conflito intenso de interesses entre as populações de pequenos povoados e os grandes empreendimentos. Só agora nós estamos tendo uma melhor noção dos impactos que a presença dos complexos eólicos causam. Debatê-los e minimizá-los são questões urgentes”, ressalta Vitória Silva.

Jorge Cosme, produtor e editor do especial, destacou os desafios da sustentabilidade planejada sem a participação popular. “Não vejo muito sentido em um progresso dito sustentável que exclui e causa dor a famílias. Essa reportagem chama atenção para essa situação que tem atingido tantas comunidades no interior pernambucano”, diz o jornalista.

“Foi motivo de felicidade poder, de alguma forma, fazer parte da primeira edição do Prêmio Inaldo Sampaio. Meu desejo é que ele se repita por muitos anos, incentivando e valorizando reportagens críticas e relevantes para o estado”, ele acrescenta.

Já a reportagem em texto Nova frota, velhos problemas: precariedade do transporte escolar desafia permanência de alunos na rede pública de Pernambuco, de autoria da repórter de especiais Marília Parente, expõe os indícios de precariedade e mau uso dos veículos da frota escolar da rede estadual de ensino. A jornalista apresenta relatos de alunos de três municípios – Moreno, Itamaracá e São Lourenço da Mata, no Grande Recife – e descreve como o investimento de quase R$ 550 milhões não refletiu na qualidade, tampouco na segurança do serviço ofertado às crianças e adolescentes.

“Gostaria de agradecer ao Tribunal de Contas de Pernambuco por este reconhecimento tão significativo. A reportagem sobre a situação do transporte escolar em nosso estado foi resultado de um trabalho comprometido em trazer à tona questões que impactam diretamente a vida de tantas crianças e famílias. Este prêmio reafirma a importância do jornalismo investigativo e me motiva a continuar cumprindo com o papel fiscalizador da imprensa”, pontua Parente.

O post LeiaJá vence duas categorias do 1º Prêmio Inaldo Sampaio de Jornalismo, promovido pelo TCE-PE apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.