Serviços gratuitos de saúde, cidadania e autocuidado serão oferecidos em Petrolina


Parte dos atendimentos de saúde exige agendamento prévio que deve ser feito por telefone. O projeto ‘Alepe Cuida’ vai ofertar mais de 2 mil atendimentos. Projeto itinerante ‘Alepe Cuida’ vai oferecer serviços de saúde, autocuidado e cidadania
Ascom/PMP
Nos dias 4 e 5 de dezembro, a comunidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vai receber serviços gratuitos de saúde, cidadania e autocuidado no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, localizado na Avenida Sete de Setembro, s/n – Km-2. Os atendimentos serão realizados das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Parte dos atendimentos de saúde exige agendamento prévio, que será realizado pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Os interessados podem marcar consultas na sexta-feira (29), das 8h às 13h e nos dias 2 e 3 de dezembro, das 8h às 16h, pelos telefones (81) 3183-2424 e (81) 3183-2026.
Leia também
Com nova prorrogação, inscrições para os editais da Lei Aldir Blanc seguem até domingo (1º)
Senai Petrolina oferece mais de 400 vagas em cursos gratuitos nas modalidades presencial e EAD
Entre os serviços que requerem agendamento estão consultas médicas com especialistas como: ginecologista, mastologista, neurologista, psiquiatra, ortopedista e cardiologista (com direito a eletrocardiograma), além de odontologia, oftalmologia, pela Fundação Altino Ventura (FAV), e nutrição. Também serão realizados exames como ultrassonografias de abdômen total (jejum no mínimo 8h e máximo 12h), mama, transvaginal e tireoide, além de mamografias para mulheres entre 40 e 75 anos.
Os atendimentos sem necessidade de agendamento serão realizados por ordem de chegada e incluem: aferição de sinais vitais como pressão arterial e glicemia; testagens rápidas de HIV, sífilis, hepatites B e C, vacinação e teste rápido de hanseníase.
Durante o evento será instalado o ‘ambulatório do pé diabético’. O espaço, voltado para atendimento e orientação aos diabéticos, foi pensado por considerar que as feridas nesta região são as principais causas de amputação decorrente da doença.
Também serão oferecidas terapias complementares como ventosaterapia, auriculoterapia e avaliação antropométrica para verificar o estado nutricional dos pacientes. Os atendimentos serão por ordem de chegada.
Na área de cidadania, diversos órgãos e instituições estarão presentes para atender a população, a exemplo da Prefeitura de Petrolina. O Instituto Tavares Buril (ITB), por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS/PE) realizará a emissão de carteiras de identidade com isenção de taxas para a primeira via e para pessoas com mais de 60 anos.
A Defensoria Pública oferecerá orientações jurídicas, emitirá ofícios para habilitação de casamento e proporá ações judiciais de menor complexidade, como pedidos de alimentos, divórcios e investigações de paternidade. Já o Detran-PE estará disponível para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão do CRLV 2024 e consultas de pontuação.
A Compesa e a Neoenergia oferecerão suporte para negociação de dívidas, solicitação de novas ligações e emissão de segunda via de contas. Para os empreendedores, o Banco do Nordeste e o Sebrae darão orientações sobre regularização de microempresas, obtenção de microcrédito e gestão de negócios.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
Adicionar aos favoritos o Link permanente.