Marca de chocolates de Florianópolis vence premiação europeia pelo segundo ano consecutivo

Produção artesanal e respeito à origem dos ingredientes levam Toré Chocolates ao pódio internacional pelo segundo ano consecutivo

A Toré Chocolates, marca artesanal de Florianópolis, conquistou dois prêmios no Academy of Chocolate Awards 2024, realizado nesta segunda-feira, 16, em Londres. Única marca da capital catarinense a receber reconhecimento, a Toré foi premiada com duas medalhas de prata por seus chocolates Branco com Cumaru e Caramelo com Flor de Sal.  Este é o segundo ano consecutivo em que a marca é reconhecida na premiação, uma das mais respeitadas no setor. 

A Toré realiza uma produção artesanal em microlotes e prioriza a fabricação sem conservantes, aditivos, saborizantes artificiais e gordura hidrogenada. A fundadora da Toré, Amanda Magalhães, acredita que o principal diferencial dos chocolates da marca é o processo minucioso de produção e a torra do cacau, realizada na fábrica,  que valoriza as notas diferentes presentes em cada fruto.  “Na Toré, utilizamos a manteiga de cacau como única fonte de gordura nos produtos, sem adição de óleos vegetais ou aromatizantes artificiais. Isso garante a integridade do sabor e a autenticidade da receita”, explica Amanda Magalhães, fundadora da marca. 

Os dois chocolates reconhecidos este ano têm como base o chocolate branco, que apresenta um perfil sensorial cuidadosamente elaborado. O Chocolate Branco com Cumaru utiliza o cumaru, uma semente originária da Amazônia, também conhecida como “baunilha brasileira”. Este ingrediente confere ao chocolate notas complexas de especiarias e baunilha. Já o Chocolate Branco Caramelizado com Flor de Sal é produzido a partir de um delicado processo de caramelização que intensifica os sabores naturais do chocolate branco, adicionando camadas de notas de caramelo e doce de leite. A inclusão de cristais de flor de sal proporciona um contraste sutil e equilibrado. 

“Ganhar essa premiação pelo segundo ano consecutivo reflete o reconhecimento do potencial que temos de transformar matérias-primas nacionais em produtos de qualidade excepcional. O cumaru, por exemplo, carrega em si o sabor da Amazônia e eleva nosso chocolate a um patamar único no cenário global”, afirma Amanda. A marca tem se destacado por unir excelência técnica a um profundo respeito pelas origens dos ingredientes que utiliza. 

Sobre a marca

A Toré Chocolates nasceu da paixão de infância da empresária Amanda Magalhães com o chocolate. Na infância, acompanhava sua mãe na preparação caseira de chocolate de transformação, sempre muito curiosa. Aprendeu a fazer os processos:  derretimento, recheio e temperagem e levava suas produções para a escola para vender e desde aquela época sonhava em produzir seu próprio chocolate. Anos mais tarde, em 2019, depois do nascimento do seu primeiro filho, a veia empreendedora de Amanda voltou a florescer e os primeiros passos em direção à criação da Toré foram dados. Depois de muito estudo de mercado, negócios e tendências, nasceu a Toré Chocolates, em 2020, com a premissa de Bean to Bar, que significa “do grão à barra”. A produção é totalmente artesanal, do refino às artes das embalagens da marca, e a compra da matéria prima é feita com base na valorização de uma cadeia justa de produção.  A Toré Chocolates vende seus produtos online  e em pontos de vendas espalhados pelo Brasil, disponíveis no site oficial da marca. 

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