Estudantes da UFSC Joinville vencem desafios em programa de inovação promovido pela Fiesc

Estudantes da UFSC Joinville participam de programa de inovação promovida pela Fiesc/IEL. Foto: reprodução

Equipes de alunos do Campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentaram projetos e venceram desafios no Protalent IEL, programa de inovação e conexão entre universidades e empresas promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As atividades finais do evento ocorreram no Ágora Tech Park, em Joinville, em 3 de dezembro.

Ao todo, 25 estudantes da UFSC, com orientação de professores, estiveram envolvidos na iniciativa que, desde setembro, realiza visitações, tutorias com profissionais e apresentações às empresas Schulz S.A., Tupy, e Avell de Joinville. Também participaram alunos da UniSenai. No evento final, que ocorreu neste mês em Joinville, as três equipes da UFSC conquistaram seus respectivos desafios, que tinham como intuito desenvolver soluções para problemas reais da indústria.

Foto: reprodução

Uma das equipes, formada pelos estudantes do curso de Transportes e Logística Marielly da Silva Alberti e Jonas Schaefer, sob orientação das professoras Elisete Zagheni e Christiane Wenck, conquistou o desafio de Logística Reserva.

Sob orientação da professora Francielly Hedler Staudt, o segundo grupo, dos estudantes de Transportes e Logística Ruy César Pozo de Mattos, Marcos José Berres Lanius e José Luis de Oliveira Ossoski Junior, venceu o desafio de Gestão de Estoques de Matérias Primas.

Por fim, a terceira equipe, orientada pela professora Tamiris Grossl Bade e formada pelos estudantes Braulina Ventura Assis, de Engenharia Naval, Danilo Souza Pereira e Luiz Guilherme Albino de Souza, de Engenharia Mecatrônica, apresentou um projeto proposto pela Avell Joinville com temática de proteção de componentes eletrônicos contra descargas eletrostáticas.

O grupo preparou um guia resumido sobre medidas de proteção contra as descargas eletrostáticas em bancadas de manutenção de computadores, com recomendações tanto para a bancada da própria Avell em Joinville quanto para as assistências técnicas autorizadas em outras cidades. “Uma descarga eletrostática pode danificar componentes definitivamente e, quando isso acontece com componentes caros como placas-mãe e leitores SSD, o prejuízo é considerável”, explicam os estudantes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.