Ranking espanhol coloca a UFSC entre as cinco melhores universidades federais do Brasil

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está classificada entre as cinco melhores universidades federais brasileiras na última edição do Webometrics Ranking of World Universities, levantamento que ranqueia universidades considerando o acesso aberto ao conhecimento gerado pelas instituições. O estudo foi produzido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior órgão público de pesquisa da Espanha, e avaliou cerca de 32 mil instituições de ensino superior no mundo.

A UFSC ficou em quarto lugar entre as federais brasileiras, e sua pontuação coloca a universidade na posição global de 438ª.

Confira a tabela abaixo, organizada pelo Ministério da Educação (MEC) com as universidades federais brasileiras que se destacaram no ranking espanhol entre as 10 primeiras universidades federais brasileiras. A tabela completa pode ser acessada no site Gov.br. Os dados do Webometrics Ranking estão disponíveis no artigo (em inglês).

Instituição 

Posição global 

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

286

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

305

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

347

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 

438 

Universidade de Brasília (UnB)

496

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

547

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

612

Universidade Federal Fluminense (UFF)

637

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

681

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

690

Sobre o ranking

O estudo espanhol considera dados bibliométricos de 2019 a 2023. Criado em 2004, o ranking tem presença em mais de 200 países. Segundo a organização da pesquisa, não se trata de um ranking de sites, mas de um ranking das instituições, usando indicadores webométricos e bibliométricos. Seu principal objetivo é incentivar as universidades a darem acesso aberto ao conhecimento gerado pela universidade. Para isso, considera a visibilidade (impacto do conteúdo na internet); excelência (principais artigos citados) e a transparência ou abertura (principais pesquisadores citados).

com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e Secretaria de Educação Superior (Sesu) 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.