Proerd já teve 1,7 milhão de participantes em Santa Catarina, segundo PMSC

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) participou da 36ª Conferência Internacional de Treinamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizada entre os dias 29 de julho e 2 de agosto nos Estados Unidos da América (EUA).

A chefe da Secretaria dos Programas Institucionais da PMSC e coordenadora estadual do Proerd, tenente-coronel Naíma Huk Amarante, falou sobre o aprendizado durante o evento.

“A gente foi lá para os Estados Unidos, para essa conferência internacional, para buscar as atualizações dos currículos, porque hoje o Proerd tem cinco currículos. A gente então atende séries iniciais, tem o quinto ano, que é o nosso carro-chefe no Estado. No ano passado a gente atendeu mais de 80 mil crianças de quinto ano. A gente tem sétimo ano, ensino médio, que é um currículo novo que entrou esse ano, e temos o Proerd Pais”, conta Naíma.

De acordo com a tenente-coronel, os policiais que atuam na educação preventiva junto a crianças e adolescentes recebem treinamento especializado, para atender as diferentes demandas que cada faixa etária apresenta.

“O tema mais abordado foi essa questão, porque é diferente, a aplicação do programa vem com uma temática diferente do quinto ano. Cada currículo é uma temática, mas sempre com o foco na prevenção, no combate à violência, às drogas, mas lidar com adolescentes do ensino médio é muito mais difícil do que quinto ano”, detalha Naíma.

  • Compartilhe esta notícia no Whatsapp

A coordenadora explica que há estratégias para criar conexão entre policiais e alunos. “A abordagem foi bastante voltada para esse currículo, para como o policial consegue criar a sinergia para que o aluno do ensino médio compreenda, entenda e crie o rapport entre o policial e o aluno para ter esse ensino-aprendizagem com mais eficiência.”

Especialistas de todo o mundo estiveram na conferência para discutir as últimas tendências e práticas no campo da segurança escolar. A pedagoga da coordenação estadual do Proerd, soldado Animara Feliciano da Silva Nascimento também representou a PM. Novas ideias e abordagens do currículo Proerd foram adquiridas, conforme explica Naíma.

“Nós nos reunimos com outros estados do Brasil e outros países, como o México, o próprio pessoal dos Estados Unidos, Guatemala, e com a intenção de discutir sobre os resultados que a gente está obtendo, cada um no seu estado, no seu país, a aplicação do programa. E eles trouxeram novidades, como a questão do uso do vape, a questão de trabalhar ferramentas de inteligência emocional. Então, são coisas que a gente vai começar a aplicar, principalmente nos currículos e a questão do ensino médio, que é uma novidade”, ressalta a coordenadora estadual do programa.

O Proerd foi criado em 1983 em Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos. O modelo é desenvolvido em mais de 58 países e chegou ao Brasil em 1992. Em Santa Catarina, de acordo com a tenente-coronel, 1,7 milhão de pessoas já participaram do programa.


LEIA MAIS NO PORTAL MENINA:

Polícia Civil abre inquérito para apurar morte de bebê no Hospital Ruth Cardoso

Adicionar aos favoritos o Link permanente.