Em novo livro, ex-policial expõe casos de violência e corrupção na PM

Está disponível para compra o livro “Oficiais do Crime”, que expõe o testemunho real de um ex-policial acerca dos casos de corrupção e violência observados durante os anos de serviço na Polícia Militar. Lançada pela Matrix Editora, a obra é assinada pelo jornalista investigativo Sérgio Ramalho em parceria com o Sargento Silva, codinome utilizado pelo ex-agente por questões de segurança.

O livro apresenta exemplos devastadores dos abusos cometidos e propõe uma reflexão sobre a formação dos policiais, em um ambiente de extrema rigidez e obediência cega. Desde os primeiros dias na academia, os alunos são submetidos a extenuantes sessões de exercícios físicos, como flexões e abdominais, usadas frequentemente como forma de punição para qualquer falha percebida. “Praças trabalham doze, catorze horas em pé, muitas vezes sem alimentação, água ou qualquer pausa para descanso. Já os cavalos e cachorros da corporação só podem trabalhar até seis horas por dia e são alimentados de quatro em quatro horas”, diz um dos trechos da obra. 

Os autores expõem uma rede de subornos dentro da própria formação, em que cadetes são obrigados a pagar quantias em dinheiro ou oferecer presentes caros para conseguir folgas ou dispensas. Ao longo das páginas, fica evidente como esse ciclo infinito de coação molda os futuros oficiais, já imersos em um sistema que valoriza a lealdade aos superiores e a manutenção de privilégios, acima da ética e do cumprimento das leis. 

Dentre as atividades ilegais apontadas estão o envolvimento de oficiais de alta patente com a exploração de máquinas caça-níqueis, a distribuição clandestina de serviços de internet e TV por assinatura e a garantia de segurança de figuras criminosas. Há também descrições de práticas misóginas e de abuso de poder, como a imposição para que policiais mulheres participem de orgias organizadas como “ritos de iniciação”. 

O livro também mergulha nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que, segundo Silva, tornaram-se verdadeiros territórios de corrupção. A Coordenadoria de Polícia Ostensiva é apresentada como um batalhão a serviço do crime organizado, enquanto o corporativismo entre os oficiais corruptos é destacado como a raiz de muitos problemas no órgão. Por outro lado, as condições de trabalho para policiais honestos são descritas como péssimas.

Serviço

Livro: Oficiais do Crime – Como funciona a corrupção estrutural e sistêmica na elite da PM do Rio 
Autoria: Sargento Silva e Sérgio Ramalho 
Editora: Matrix Editora 
ISBN: 978-65-5616-506-6 
Páginas: 208 
Preço: R$ 52,00 
Onde encontrar: Matrix Editora, Amazon e livrarias físicas

O post Em novo livro, ex-policial expõe casos de violência e corrupção na PM apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.