Criança de 3 anos precisa extrair todos os dentes após serem comprometidos por cáries: ‘Não consegue comer’, diz mãe


Mãe levou o pequeno Nicolas Gabriel para tratamento quando tinha quatro dentes com cáries, mas doença se espalhou. Especialistas falam dos riscos que começam com a má higiene bucal. Além de comprometer os dentes, cáries podem causar outros problemas de saúde; saiba mais
Com apenas 3 anos de idade, Nicolas Gabriel enfrenta um sério problema na saúde bucal, pois está com todos os dentes estragados. Por causa de cáries, ele não consegue se alimentar direito e também não tem previsão para consulta na rede pública.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A dona de casa Divina Alves Oliveira, mãe de Nicolas Gabriel, contou que levou o filho a uma unidade de saúde de Palmas quando o menino estava com cáries em quatro dentes.
“Ele reclama que não consegue comer. Tipo uma carne, ele não consegue comer. Ele chupa e joga fora, arroz ele não consegue mastigar, ele afasta o prato, aí eu tenho que caçar outra coisinha, um macarrãozinho, uma coisinha assim mais mole para ele comer”, explicou Divina.
O menino foi encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas, mas quando ele foi chamando o problema tinha se espalhado por todos os dentes. O menino não tem a maioria dos dentes superiores e nos inferiores é possível ver que há uma coloração escura.
“Mesmo na escovação, como ele estava tendo dificuldade para se alimentar e não estava resolvendo. O certo é tirar para não comprometer os outros. Aí não tirou e comprometeu todos”, lamentou a mãe.
Nicolas Gabriel está com problemas em todos os dentes
TV Anhanguera/Reprodução
LEIA TAMBÉM:
‘Crianças não são soldados, escola não é quartel’, diz doutor em educação sobre PMs cantando frases de ódio com alunos
Policial do Tocantins suspeito de matar militar do Maranhão estava de férias, diz PM
Justiça manda BRK suspender reajustes de quase 9% nas contas de água do Tocantins
Outros problemas
A cárie é uma doença provoca da por vários fatores. Nas crianças, o risco de avançar de forma rápida é maior, segundo o cirurgião dentista Eduardo Será.
“Pacientes que comem muito açúcar, carbiodratos, que nçao higieniza de três a quatro vezes ao dia, não utiliza fio dental ele tem a maior propensão de ter muitas bactérias na boca. As bactérias se alimentam da sujeira na boca e produzem ácidos. Esses ácidos vão criar buracos no esmalte do dente, que é a primeira camada do dente, e começar a se formar a doença ali”, explicou.
Para o pequeno Nicolas, o tratamento indicado é a extração de todos os dentes, mas para passar por esse procedimento, o menino deve ter uma avaliação com cardiologista, pois será necessário tomar anestesia.
Há riscos de outros problemas de saúde que podem ter como origem as cáries, conforme explicou o cardiologista Marcello Sena.
“Realmente a gente tem que chamar atenção para quem tem alguma alteração, alguma cardiopatia particularmente nas válvulas [do coração], que não tem essas válculas com um funcionamento correto, ela tem uma possibilidade maior de criar uma endocardite. Porque essa bactéria entrando na circulação sanguínea vai se instalar na válvula e criar ali o que a gente chama de de abscesso em que pode levar à morte. É uma infecção gravíssima”, explicou o médico.
Enquanto a consulta para fazer o risco cirúrgico com cardiologista ainda não tem data marcada, a mãe se preocupa, pois o filho está perdendo peso por não conseguir se alimentar direito.
“Ele emagreceu muito rápido, questão assim de um mês. Falei que vai ter que tomar soro para ver se fortalece ele um pouquinho”, completou a mãe.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.