Israel e Hezbollah trocam acusações sobre ataques que violam acordo de cessar-fogo


O cessar-fogo entre Líbano e Israel, mediado por Estados Unidos e França, tinha entrado em vigor havia menos de 24 horas quando aconteceram novas explosões. Israel e Hezbollah trocam acusações sobre transgressão de cessar-fogo
Imagem: Reprodução/ TV Globo
Israel e o grupo libanês Hezbollah trocaram acusações sobre violação do cessar-fogo que entrou em vigor na última quinta-feira (27).
Os moradores da região próxima à fronteira entre Israel e Líbano começaram a voltar para casa. Um casal não retornava havia mais de um ano à cidade de Metula, no norte de Israel.
Muitos estiveram ali só para ver como ficaram as casas. O porta-voz do Exército israelense pediu à população para não retornar ainda às regiões próximas do Líbano.
Do outro lado, na capital libanesa, moradores também tentavam retomar a normalidade – em meio aos escombros.
O cessar-fogo entre Líbano e Israel, mediado por Estados Unidos e França, tinha entrado em vigor havia menos de 24 horas quando aconteceram novas explosões.
Em Merkaba, um ataque de drone israelense deixou duas pessoas feridas, segundo a agência de notícias estatal do Líbano.
As forças de Israel informaram que atacaram uma instalação usada pelo grupo extremista armado Hezbollah para armazenar foguetes no sul do país. O Exército israelense também admitiu que abriu fogo contra carros onde estavam pessoas que considerava suspeitas, numa área que deveria estar desocupada, segundo o acordo.
Israel e Líbano se acusaram mutuamente de desrespeitar o cessar-fogo. A troca de acusações mostra a fragilidade do acordo. Apesar da nova escalada de tensões, a expectativa do governo americano é de que a trégua seja mantida por 2 meses, na esperança de alcançar o fim da guerra.
Enquanto isso, no outro conflito, entre Israel e o grupo terrorista Hamas, ataques israelenses na área central da Faixa de Gaza deixaram pelo menos 26 palestinos mortos nesta quinta-feira (28). Um bombardeio destruiu um prédio em Nuseirat. Israel declarou que a operação em Gaza continua a atingir alvos terroristas.
LEIA TAMBÉM:

Israel e Hezbollah se acusam de romper cessar-fogo um dia após acordo entrar em vigor
Os segredos de guerra revelados por desertor russo que fazia segurança de base nuclear
Cessar-fogo entre Israel e Hezbollah: por que conflito vai ser suspenso no Líbano mas não em Gaza?

Adicionar aos favoritos o Link permanente.