História e fé levam devotos ao hasteamento da bandeira no Morro da Conceição, no Recife

Devotos subiram, nesta quinta-feira (28), as ladeiras do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, para a procissão de abertura da 120ª festa da Imaculada Conceição do Morro. A celebração homenageou as duas vítimas fatais do desabamento do teto do Santuário, que ocorreu no final de agosto desse ano.

As celebrações da Festa do Morro da Conceição têm início com a procissão e hasteamento da bandeira, cerca de dez dias antes do Dia da Padroeira, em 8 de dezembro. A data, que é feriado no Recife, concentra fiéis nas ladeiras do bairro, e conta com missas ao logo de todo o dia.

A missa foi celebrada pelo bispo emérito da Arquidiocese de Vitória da Conquista, na Bahia, dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu OFMCap. A caminhada teve a condução do reitor do Santuário, padre Emerson Borges, que falou sobre a celebração anual da padroeira do Recife. “Essa abertura é muito significativa porque com a bandeira de Nossa Senhora nós estamos passando pelas ruas daqui do entorno do Santuário para avisar que a Festa do Morro começou. Estamos celebrando 120 anos dessa história tão bonita que foi escrita, que hoje, no dia a dia, a gente vai renovando esse carinho e devoção a Nossa Senhora”, afirmou.  

Devotos aguardam a chegada do andor 

A procissão de abertura, que saiu às 18h do Parque da Macaxeira, na Avenida Norte, levou cerca de uma hora para chegar ao alto do Morro. Na praça em frente ao Santuário, já havia fiéis aguardando o andor. É o caso, por exemplo, de Josué Inácio Correa Filho, de 77 anos. Devoto de Nossa Senhora, seu Josué comparece todos os anos à missa de abertura e à Festas do Morro. “Principalmente depois que minha mulher teve Covid, ficou 17 dias internada. Quase que morre, e não morreu por conta da Santa, que eu pedi muito, e devo a ela”, relatou.  

O comerciante aposentado vem do bairro da Torre, na Zona Norte do Recife, e expressa sua gratidão pela vida de sua esposa. “Pra mim é muito [importante] porque foi com a Santa que eu consegui que ela voltasse pra casa, porque ninguém acreditava que ela voltasse pra casa. Quando ela teve Covid que ela teve 70% do pulmão comprometido, a sorte foi que ela não foi intubada. Aí voltou, passou um mês e pouco de cadeira de roda, sem andar. Hoje em dia ela está andando, está dando plantão, porque ela é médica”, explicou.

Homenagem às vitimas comove voluntários

A devoção também se estende a toda a família de Maria Madalena de Souza, de 56 anos, voluntária no Santuário há quase duas décadas. Dona Maria, que conhecia Maria da Conceição de França Pinto, de 68 anos, e Antônio José Soares, de 54 anos, que faleceram devido à queda do teto, conta que foi um período difícil para os voluntários. “Não foi nada fácil, né? Porque a gente não esperava que ia acontecer isso, e também assim, a perda não é nada bom e principalmente quando é numa tragédia. Mas assim, eles dois faleceram dentro da casa de nossa Mãe”, refletiu a comerciante.  

Proprietária de um comércio de artigos religiosos, Dona Maria compartilha a animação durante o ano para a Festa do Morro. “Quando vai chegando outubro a gente já fica naquela expectativa grande porque sabe que essa festa é a melhor festa que tem em Recife”, disse.

Confira a galeria de fotos

Governo adianta obra do Santuário e garante festa segura no Morro da Conceição

Governo estadual faz propaganda da obra no Santuário  

Após o incidente com o teto do templo, o Governo do Estado se comprometeu a entregar o conserto até antes da Festa do Morro. Com a entrega dentro do prazo, a gestão fez questão de destacar a ação ao público presente. Agentes fardados distribuíram panfletos informando sobre a obra e o valor investido pelos cofres do Palácio. “O Governo de Pernambuco repassou R$ 1,5 milhão para a reconstrução do teto e da estrutura metálica da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, diz um trecho do informativo. 

Foto: Rachel Andrade/LeiaJá

Para a solenidade, autoridades estiveram presentes, como a vice-governadora, Priscila Krause, e o prefeito do Recife, João Campos. Moradores fixaram cartazes agradecendo o gesto à governadora Raquel Lyra. No entanto, outros cartazes também agradeciam ao prefeito. 

O post História e fé levam devotos ao hasteamento da bandeira no Morro da Conceição, no Recife apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.