Caminhoneiro produz e doa casinhas para cães e gatos de rua: ‘Reação dos animais é indescritível’


Leomar Aparecido Miguel inspira outras pessoas a ajudar animais de rua por meio de projeto 100% filantrópico em São José do Rio Preto (SP). Leomar Aparecido, morador de Rio Preto, é caminhoneiro há 10 anos
Arquivo pessoal
Além do generoso coração, Leomar Aparecido Miguel, de 45 anos, é um homem de mãos habilidosas. Ele, que durante a semana trabalha como caminhoneiro, nas horas vagas se transforma em um “construtor de casinhas” para pets abandonados em São José do Rio Preto (SP).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Ao ver a triste realidade de cães e gatos que vivem nas ruas, expostos à chuva, ao frio e ao calor, ele decidiu tomar uma atitude: começou a construir casinhas para abrigar esses animais.
Seu projeto, o “Semeadores do Bem Pet”, já fez a diferença na vida de muitos bichinhos. Em pouco mais de um ano, Leomar produziu e doou 235 casinhas para protetores de animais, pessoas carentes e abrigos.
Os materiais para confeccionar as casinhas são adquiridos por meio de doações de empresas, amigos e familiares. Em algumas situações, ele mesmo compra os produtos. O objetivo do caminhoneiro é oferecer não apenas abrigo, mas carinho e conforto aos animais que muitas vezes não têm um lugar seguro para se abrigar.
Apesar do projeto existir há mais de um ano, Leomar ainda precisa de muita ajuda para realizá-lo
Arquivo pessoal
Em entrevista ao g1, Leomar explica que o trabalho é realizado após o expediente como motorista, normalmente aos fins de semana. Mesmo com as dificuldades da rotina e com os custos envolvidos na produção das casinhas, como combustível, pregos, telhas e transporte, ele segue firme em sua missão e se sente realizado.
“A reação das pessoas e dos animais ao receberem uma casinha é indescritível. A primeira entrega foi para dois cachorros de rua, no bairro Nato Vetorazzo, e a reação foi incrível, as pessoas agradecendo essa ação. A alegria deles quando recebem a casinha, e também dos tutores, é o que me alegra tanto”, conta.
Todo o trabalho é pensado e executado por ele, seja no transporte ou na produção de cada casinha (assista abaixo).
Caminhoneiro de Rio Preto ajuda animais de rua ao produzir e doar casinhas para os pets
Apesar de toda a dedicação, sempre há dificuldades ao longo da execução do projeto. Leomar já enfrentou, por exemplo, um episódio em que foi buscar caixas para as casinhas e, durante a chuva, o rolamento do pneu da sua carretinha quebrou.
“Foi uma situação bem difícil, mas não parei. Nada me impede de continuar”, lembra.
🏠 Corrente de solidariedade
Tainá Gabriela Romera, de 29 anos, é autônoma e mora no bairro Edson Baffi, em São José do Rio Preto. Ela cuida de alguns cachorros em sua rua e, como muitos protetores de animais, enfrenta a dificuldade de dar conforto adequado aos cães. Entretanto, ela teve a realidade transformada quando recebeu uma casinha doada por Leomar.
“Uma amiga me passou o contato do Leomar para a doação. Eu ajudo os cachorros de rua, mas eles não tinham casinha apropriada. Quando recebemos as casinhas, a mudança foi imediata. A cachorrinha e seus filhotes logo tomaram posse do abrigo”, compartilha.
Tainá cuida de cerca de quatro cachorros em sua rua, e as casinhas facilitaram os cuidados
Arquivo pessoal
Ela explica que, apesar de já oferecer um espaço para os cães se abrigarem, as casinhas proporcionam mais segurança e conforto. “A casinha é muito linda e segura, tem até uma varandinha. Não faz calor, é super bem feita. O trabalho do Leomar é feito com tanto amor que faz toda a diferença na vida dos nossos pets”, destaca a protetora.
“Esse projeto é fundamental para a vida dos cães carentes. Eu sou eternamente grata pelo Leomar estar disposto a ajudar e a realizar o sonho de uma casa segura para esses animais”, conclui.
🐾 Como ajudar
O projeto cresceu e, atualmente, recebe pedidos de ajuda inclusive de outros estados do país. Para quem quer colaborar, seja com doações de materiais ou com recursos financeiros, há várias formas de apoiar essa causa.
Leomar menciona que as principais despesas envolvem combustível, pregos, parafusos, cantoneiras, telhas e transporte para a entrega das casinhas. “Eu também aceito contribuições pelo Pix ou Instagram. Qualquer ajuda faz toda a diferença”, completa.
Quem se inspirar no trabalho pode ajudar por meio deste perfil nas redes sociais, pelo telefone (17) 98185-0436 ou também se tornando uma “carona solidária”, ajudando no transporte das casinhas.
Leomar ressalta que cada ajuda é crucial para a expansão do projeto
Arquivo pessoal
* Colaborou sob supervisão de Henrique Souza
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.