Vestibular 2026 da UFSC terá pela primeira vez uma graphic novel entre as obras literárias

Capa da graphic novel O outro lado da bola. Foto: Divulgação/Record

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, a lista das seis obras indicadas no programa da disciplina de Literatura Brasileira e o conteúdo programático para o vestibular 2026. A novidade é a inclusão de uma graphic novel na lista de obras. O quadrinho é O outro lado da bola, de Alê Braga, Álvaro Campos e Jean Diaz, da Editora Record. Completam a lista: três romances, uma novela e uma obra autobiográfica. Veja no final desta matéria.

>>> Veja o conteúdo programático completo no site da Coperve/UFSC

graphic novel brasileira conta a história do jogador de futebol Cris, ídolo da torcida de seu time. A carreira dele e sua vida pessoal saem de controle depois do assassinato de seu namorado e de Cris se declarar homossexual em um programa de TV. Essa será a primeira vez que o vestibular da UFSC trará uma graphic novel entre as obras literárias. Em 2024, para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025, a Coperve/UFSC já havia inovado e incluído o disco Tropicália entre as obras do programa da disciplina de Literatura Brasileira. No ano anterior, também de forma inédita, o concurso trouxe um roteiro de filme.

O coordenador pedagógico da Coperve/UFSC, Manoel Teixeira dos Santos, explica que a escolha de uma graphic novel para o próximo vestibular levou em conta o exposto na Base Nacional Curricular Comum para Língua Portuguesa do Ministério da Educação (MEC), além de ser um gênero que vem ganhando cada vez mais espaço na literatura. Segundo o coordenador, a seleção das obras conta com a análise de uma banca de especialistas. “O tema do combate à homofobia é super-rico e importante. Isso já é caro à nossa Universidade, dentro de nossos debates e preocupações contrárias a qualquer tipo de preconceito, não só na academia mas também dentro do tipo de sociedade que a gente defende”, completa Manoel.

Além de ler, candidato deve conhecer contexto das produções

Ao todo, a lista completa para o próximo vestibular conta com seis obras. A Coperve/UFSC indica que os candidatos leiam as obras na sua íntegra e estudem os contextos histórico, social, cultural e estético de cada uma delas. Ao responder as questões, o candidato deverá demonstrar capacidade de análise, interpretação de textos e reconhecimento das características de cada gênero, indica a Coperve/UFSC.

Lista de obras de Literatura Brasileira para o vestibular 2026 da UFSC

  • O outro lado da bola (graphic novel), de Alê Braga, Álvaro Campos e Jean Diaz. Editora/Domínio público: Record.
  • Solitária (novela), de Eliana Alves Cruz. Editora: Companhia das Letras.
  • Memórias póstumas de Brás Cubas (romance), de Machado de Assis. Obra em domínio público, disponível neste link.
  • Parque Industrial (romance), de Pagu. Editora: Companhia das Letras.
  • Mulheres empilhadas (romance), de Patrícia Melo. Editora: LeYa.
  • Primeiro de abril: narrativas da cadeia (autobiográfico), de Salim Miguel. Editora da UFSC (EdUFSC). A Coperve/UFSC informa que deverá ser lançado, em breve, o formato e-book, com distribuição gratuita.

Além do quadrinho, UFSC já trouxe disco e roteiro de filme para outros concursos. Foto: Divulgação/Record

Adicionar aos favoritos o Link permanente.