Florianópolis celebra os 80 anos da Tomada de Monte Castelo com homenagem a heróis da FEB

Florianópolis (SC) – O Exército Brasileiro presente na capital catarinense prestou, nesta sexta-feira (21), uma significativa homenagem aos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), marcando os 80 anos da Tomada de Monte Castelo, um dos feitos mais emblemáticos do Brasil na Segunda Guerra Mundial.  

 

A cerimônia, realizada no 63º Batalhão de Infantaria (63º BI), reuniu autoridades militares e civis, entre elas o General de Exército Adhemar, o Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Gelson de Souza, os Comandantes das Organizações Militares da Guarnição de Florianópolis, além de representantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar de Santa Catarina.  

 

Durante a solenidade, uma corbelia de flores foi depositada em homenagem ao Soldado Arnoldo Cândido Raulino, combatente catarinense que tombou em solo italiano na luta pela liberdade. O tributo reforçou a importância do sacrifício e da bravura dos pracinhas que enfrentaram os campos de batalha na Europa.  

 

A conquista de Monte Castelo, em 21 de fevereiro de 1945, foi um marco na história militar brasileira, representando a superação e a determinação das tropas nacionais em meio às adversidades do inverno e da guerra. O evento reafirmou o compromisso das Forças Armadas com a preservação da memória daqueles que lutaram por um Brasil soberano e democrático.  

Adicionar aos favoritos o Link permanente.