
Guia RJ mostra programação cultural e opções de lazer para curtir na cidade do Rio de Janeiro. Monte o seu roteiro. Em dias de temperaturas mais amenas no Rio, a programação do fim de semana começa quente com uma apresentação da Orquestra Abayomy no Molejazz, evento que tem lotado o Morro do Pinto às quintas-feiras.
Outras opções gratuitas e de muita qualidade musical nos próximos dias são as apresentações do Marcos Sacramento em seu Samba do Sacramento no sábado (3), no Centro, e de Roberta Sá, no Samba do André Diniz, no domingo (4), também no Centro do Rio.
Na Lagoa, o evento Corona Olympic Sunset chega a seu segundo fim de semana, com Duda Beat no sábado (3) e Marcelo Falcão domingo (4).
Saindo das atrações musicais, o AquaRio recebe a partir de sexta-feira (2) uma exposição com dinossauros em tamanho real feitos com milhões de peças de Lego. A experiência imersiva “Jurassic World by Brickman” vai retratar histórias e personagens da franquia de filmes Jurassic World, recriados por Ryan Brickman McNaught.
O g1 traz uma curadoria da programação do Rio para você não ficar de fora da vida cultural.
Orquestra Abayomy no Molejazz
Orquestra Abayomy
Divulgação
O Molejazz, evento semanal de jazz no Bar do Molejão, no Morro do Pinto, recebe nesta quinta-feira (1) a apresentação da Orquestra Abayomy, a primeira orquestra de afrobeat brasileira. O evento começa às 17h, com a discotecagem de Gustavo Keno e o show da orquestra ocorre por volta das 21h30.
The Get Up Kids no Circo Voador
Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a banda americana The Get Up Kids celebra os 25 anos do aclamado álbum “Something to Write Home About”, apresentando o mesmo na íntegra em um show inédito no Circo Voador. A noite ainda conta com duas das bandas mais reconhecidas da cena de rock no Brasil, Zander e Hateen.
Jonathan Ferr interpreta Djavan
Jonathan Ferr
Renan Oliveira
O pianista Jonathan Ferr faz nesta sexta-feira (2), às 20h, no Blue Note Rio, um espetáculo com releituras das canções de Djavan em um estilo Urban Jazz. No show, Ferr mistura a sonoridade libertária do jazz com timbres futuristas eletrônicos, adicionando a suavidade do neo soul e outros elementos característicos de sua arte.
Corona Olympic Sunset
Duda Beat
Denilson Santos/Divulgação
Continua no próximo fim de semana, o evento “Corona Olympic Sunsets”, que traz para um espaço montado na Lagoa apresentações musicais gratuitas, além de DJ´s, atividades esportivas, food trucks, entre outras atrações. Nos próximos dias, o evento terá apresentações de Duda Beat sábado (3) e Marcelo Falcão (4). Além desses artistas, DJs tocarão todos os dias. O evento é gratuito, mas é preciso retirar ingressos no site.
A programação segue nos finais de semana seguintes, até o dia 11 de agosto.
Roda de Santa Rita e Roda de Ska
A “Roda de som” em homenagem a Rita se apresenta no Ginga, no Leme, neste sábado (3). No mesmo local, no dia seguinte, terá a Roda de Ska, que tem feito sucesso no Leme e no Arpoador.
Carlos Malta e Fernando Moura
O espetáculo é fruto da obra “Besouros – The Beatles Songs” – com dois álbuns lançados e dedicados à reinterpretação da dupla à obra dos Beatles, lançado pela Deck Discos. Carlos Malta e Fernando Moura imprimem toda sua personalidade e experiência para trazer um som criativo e potente, repleto de boas surpresas.
Samba do Sacramento
O cantor e compositor Marcos Sacramento faz mais uma edição neste sábado (3) do Samba do Sacramento, de graça, no Centro, comemorando seu aniversário de 64 anos. Além do músico e banda, convidados especiais costumam aparecer.
Samba do Chanchada
Também no sábado (3), Gabriel Cavalcante comanda, no Terrasse Rio, o Samba do Chanhada, com a participação de Marina Iris, João Cavalcanti e Mosquito.
Feijoada do Rival recebe André Lara
Cantor e compositor carioca, André Lara é o convidado da Feijoada do Rival no sábado (3). Como neto de Dona Ivone Lara, foi criado em ambiente musical, bebendo da fonte e seguindo os passos da avó, com quem compôs seu primeiro samba: “Investida fatal”. Para a Feijoada do Rival, André levará suas memórias afetivas com o “Pagode da Dona Ivone”, inspirado no samba de Mauro Diniz e Roque Ferreira que virou tema de várias rodas de samba.
Samba do André Diniz apresenta Roberta Sá
Roberta Sá
Pedro VItorino
A edição deste domingo (3) do Samba do André Diniz, no Alfa bar e cultura, terá show da cantora Roberta Sá, além de outros músicos de altíssimo calibre que costumam participar da roda, como Dirceu Leite, Alexandre Maionese, Roberta Nistra, Chico Alves, entre outros.
Toninho Geraes lança novo álbum
O cantor e compositor Toninho Geraes
Jô Oliveira/Divulgação
O cantor e compositor Toninho Geraes, autor de sucessos famosos na voz de Zeca Pagodinho (“Toda Hora”, “Seu Balancê” e “Pago pra Ver”), Beth Carvalho (“Se a fila andar”) e Diogo Nogueira (“Alma Boêmia”), entre outros, lança no próximo dia 7 de agosto pela Mills Records, no Teatro Rival Petrobras, o álbum “O Amor dos Poetas”, com um repertório que passeia entre o romântico e a alma boêmia do artista, que a cada dia se firma como um dos mais importantes compositores da atualidade.
A faixa-título, composta em parceria com Chico Alves, é uma homenagem a Luiz Carlos da Vila, referência para a dupla. O novo álbum pretende mostrar a faceta de intérprete de Toninho Geraes, incorporando músicas de outros compositores, entre elas “Sozinho“, de Peninha, gravada nos anos 90 por Sandra Sá, Tim Maia e Caetano Veloso. A faixa “Um samba de saudade”, já gravada também pelo grupos Casuarina e Arruda está, claro, presente na obra.
Baby – você precisa saber de mim
Com uma história sobre amor, afeto e esperança, o monólogo “Baby – você precisa saber de mim” encerra temporada, neste domingo (04/08), no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea. Com texto e atuação de Rafael Primot, direção de Rafael Primot e Rodrigo Frampton e participação em off de Marjorie Estiano, o espetáculo acompanha a relação entre dois irmãos diante da proximidade da morte da mãe.
Em Nome da Mãe
Cena da peça ‘Em nome da mãe’
Elisa Mendes/Divulgação
Inédita no Rio, a peça “Em Nome da Mãe” estreia em 7 de agosto de 2024 no Teatro Adolpho Bloch para curta temporada até o dia 29 do mesmo mês, com apresentações às quartas e quintas, às 20h. Baseada na obra homônima do premiado autor italiano Erri de Luca, a peça foi concebida para o palco por Suzana Nascimento, que também estrela o monólogo, em sua primeira montagem no Brasil. A direção é de Miwa Yanagizawa.
O espetáculo busca deixar de lado o aspecto religioso e desmistificar a figura de Maria de Nazaré, mãe de Jesus. “Em Nome da Mãe” aborda a jornada íntima de uma jovem, pobre, não casada – e grávida, tendo por isso sofrido os preconceitos de uma sociedade conservadora, patriarcal e machista. A história milenar, escrita por homens na Bíblia, no espetáculo é contada por sua protagonista antes de se tornar a mãe do filho de Deus.
Agitações pelo número
Obra de José Patrício presente na mostra ‘Agitações pelo número’
Robson Lemos/Divulgação
O Paço Imperial abre no sábado (3) a exposição “Agitações pelo número”, do artista José Patrício (1960, Recife). O artista pernambucano, conhecido pela combinação de centenas e até milhares de peças de dominó que provocam um intenso efeito óptico, ocupará três salas no Paço Imperial com mais de 70 obras, em curadoria de Paulo Herkonhoff, com trabalhos criados principalmente nos últimos dez anos.
Entre jardim e cidade
A artista plástica Thaís Oiticica apresenta, de 3 a 30 de agosto, a exposição “Entre jardim e cidade”, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. As obras, distribuídas na Galeria Ismael Neri e áreas contíguas, no térreo, representam um recorte das obras da artista com técnicas de lápis de cor e em acrílica. Nos desenhos, a artista parte da observação das linhas orgânicas da natureza, em especial dos elementos da flora, oscilando entre a contenção da natureza morta e a expansão para formas quase abstratas; nos acrílicos a artista opta por um caminho no qual a composição entra num ritmo de repetições
Jurassic World by Brickman
Jurassic World by Brickman
Divulgação
O AquaRio recebe a partir de sexta-feira (2) uma exposição com dinossauros em tamanho real feitos com milhões de peças de Lego. A experiência imersiva “Jurassic World by Brickman” vai retratar histórias e personagens da franquia de filmes Jurassic World, recriados por Ryan Brickman McNaught.
Ao todo, a mostra traz esculturas de 15 dinossauros, além de outras figuras dos filmes. A mais esperada é o Baryonyx, pesando 400kg e com 2,5m de altura. A obra levou 790 horas para ser projetado e criado, e usou 102.317 peças de Lego.
*- Os ingressos para acessar a experiência do Jurassic World devem ser adquiridos de forma individual e o mesmo não dá acesso às instalações do AquaRio, a não ser, através do combo promocional entre as duas experiências.
Feira de Sustentabilidade das Favelas e Periferias
No próximo domingo (4)será realizada a primeira edição da Feira de Sustentabilidade das Favelas e Periferias do Rio de Janeiro. O evento acontece das 10h às 19h, na Rua do Lavradio, no Centro da cidade., e é promovido pelo espaço de cultura e gastronomia Mooyo.
A feira vai contar com Rodas de Conversa, onde especialistas e moradores de favelas compartilharão conhecimentos sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), aproveitamento integral dos alimentos e a interseção entre cultura, comida e sustentabilidade. Além disso, um palco será montado no local para apresentações de música, dança, capoeira e teatro. Já na gastronomia, estarão à venda diversas comidas, privilegiando a alimentação saudável, acompanhadas de aperitivos e drinks, todos preparados com ingredientes sustentáveis e aproveitamento integral.