
Investimento da prefeitura em remuneração complementar para as empresas de ônibus saltou de R$ 228,9 milhões para R$ 340,8 milhões de um semestre para o outro. Consórcios ainda contam com as receitas das passagens. Ônibus lotado na Estação Pampulha, em Belo Horizonte
Lucas Franco/ TV Globo
A verba destinada pela Prefeitura de Belo Horizonte para ajudar nos custos do transporte coletivo saltou cerca de 50% no primeiro semestre deste ano na comparação com os seis meses anteriores. Já o total de km rodados aumentou cerca de 10%.
Desde 2023, além dos valores das passagens, as empresas também recebem uma verba extra da Prefeitura como forma de auxiliar nos custeios do transporte público.
Esse recurso, garantido por lei, é chamado de “remuneração complementar” e depende da qualidade e do total de km rodados em viagens.
Os dados são da transparência da Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob)
Em nota, a prefeitura informou que a alta da remuneração complementar já estava prevista em Informe Técnico feito pela própria Sumob em dezembro do ano passado e que o cálculo “leva em consideração todos os custos do sistema, amparados no método da Associação Nacional do Transporte Público (ANTP).
A ANTP é uma entidade cujo conselho diretor é formado majoritariamente por associações de empresários e de fabricantes do ramo de transportes do Brasil.
A PBH detalha, ainda, que os cálculos envolvem custos de “óleo diesel, pneus, locação de equipamentos de bilhetagem eletrônica, seguro, impostos, peças e acessórios, remuneração dos trabalhadores, despesas administrativas e aquisição de ônibus novos muito além do que determinava a lei”.
Até a conclusão desta reportagem, o sindicato que representa as empresas de ônibus não havia se manifestado sobre o tema.
Garagem de uma das empresas de ônibus de Belo Horizonte
TV Globo
Reclamações caem, mas burocracia ficou maior
O número de reclamações registradas no sistema caíram cerca de 31,8% nesse período. Foram 43.036 queixas no segundo semestre de 2024, ante 29.337 nos primeiros seis meses deste ano.
Entretanto, a burocracia para o usuário registrar uma reclamação ficou maior.
Desde dezembro de 2023, não é mais possível registrar reclamações por WhatsApp, mas por um site externo criado pela Prefeitura.
Em nota, a prefeitura disse que a mudança é para “colher dados mais consistentes em relação às contribuições” dos usuários e não considerou um possível impacto da burocracia no total de reclamações.
A PBH disse que a queda no número de reclamações está relacionado às melhorias no transporte, como “a renovação de 30% da frota”, “criação de novas linhas e uma intensa fiscalização” nas garagens das empresas.
“Em todas as estações, de integração e de transferência, o uso da internet é franqueado com WI-FI gratuito para todos os usuários”, conclui o Executivo.
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