‘Astronautas olímpicos’: tripulantes da ISS se divertem em jogos sob gravidade zero; veja VÍDEO

Para celebrar os Jogos de Paris 2024, os seis tripulantes da Nasa na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) entraram no espírito olímpico participando de exercícios que lembram os esportes da competição. ‘Astronautas olímpicos’: tripulantes da ISS se divertem em jogos sob gravidade zero
Levantamento de peso, lançamento de disco, ginástica artística e atletismo. Todos esses esportes olímpicos foram “disputados” de uma forma bem diferente, a 408 km de Paris, diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Claro, essa competição nada oficial foi apenas uma brincadeira para celebrar os Jogos Olímpicos de 2024 feita pelos seis tripulantes da Nasa a bordo do laboratório científico que orbita o nosso planeta.
Na última semana, os astronautas entraram no espírito olímpico participando de exercícios que lembram bastante eses e outros esportes da competição, e a agência espacial norte-americana, compartilhou os resultados dessa diversão toda num vídeo (veja acima).
“Nos divertimos muito fingindo ser atletas olímpicos nos últimos dias aqui na ISS”, disse Matthew Stuart Dominick, astronauta da Nasa que está desde março na estação espacial.
“Agora é claro que nós tivemos a vantagem de estar em um ambiente sem gravidade. Não podemos imaginar como deve ser difícil para atletas profissionais competirem na gravidade da Terra. Então, de todos nós na ISS, desejamos boa sorte a cada atleta nos Jogos Olímpicos”, completou Dominick, que também é piloto de teste da Marinha norte-americana.
Na ISS, a gravidade é cerca de 90% menor quando comparada com a que temos aqui na Terra a nível do mar. Por isso, é chamada de microgravidade.
É a microgravidade, por exemplo, que faz com que os astronautas flutuem no espaço. Apesar de parecer fascinante para muitos terráqueos, essa gravidade muito pequena – que faz com que pessoas e objetos não pareçam ter peso – traz também alguns problemas.
Por causa da condição, sem uma alimentação adequada e uma rotina de exercícios não tão olímpica, por exemplo, os astronautas na ISS sofrem uma perda mais rápida de massa muscular na microgravidade do que ocorreria na Terra.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.