Jantar beneficente promove noite de festa para famílias em situação de rua no Recife

Pelo quinto ano consecutivo, o jantar beneficente “Natal que Dá Gosto” abriu as portas do Mascate Restaurante-Escola do Senac, no centro do Recife, para atender cerca de 200 pessoas em situação de vulnerabilidade social. O evento, que é uma iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, da empresa Natto e do Instituto Cesar Santos, aconteceu nessa quarta-feira (18), com apoio da organização não-governamental (ONG) Anjos da Noite. 

À frente da ideia do projeto, e com o intuito de promover uma experiência de Natal para quem tem pouco, o chef Cesar Santos contou ao LeiaJá sobre a alegria de participar da ação. “Hoje é um dia bem especial porque nossos convidados são bem especiais, que precisam de muito carinho, muito amor o ano inteiro. Mas não dá para fazer isso o ano inteiro, então no Natal a gente recebe essas pessoas [de forma] decente, sentados à mesa, com a mesa posta, bonito, organizado e com comida gostosa”, afirmou.

Chef Cesar Santos, à frente da equipe. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá

O cardápio contou com arroz de festa, ave natalina, farofa de cuscuz com calabresa, salpicão de frango, batata frita, espetinho de frango com bacon e legumes no vapor. Os assistidos também foram servidos de suco, refrigerante e água, além de um bolo de frutas e pudim de leite como sobremesa. 

De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), Bernardo Peixoto, os alunos e profissionais do curso de gastronomia do Senac se animam todos os anos para realizar o evento. “São pessoas humildes que, eu acho, jamais teriam condições de vir a um restaurante. Espero que não, que um deles se destaque, que um dia cresça. Mas a gente tá dando a oportunidade para muitos deles ter uma refeição digna de cinco estrelas. Porque o padrão é o mesmo do serviço diário de nossa escola”, explicou. 

Bernardo Peixoto, presidente da Fecomércio/PE. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá

Jantar beneficente acolhe pessoas que têm pouco 

Entre as pessoas que aguardam o ano todo para participar do evento está Dona Jadiane Maria Pires, moradora do bairro de São José. Ela também recebe ajuda diariamente da ONG Anjos da Noite, que provê sua alimentação e de sua família. “Eu era da rua, mas eu saí da rua e hoje tenho minha casa, um apartamento. Venho pegar o alimento, eles não deixam de dar, [até] com chuva, eles não deixam de dar”, disse.

Jadiane Maria, moradora do Recife. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá

Jadiane é grata pelo acolhimento que recebe da Anjos da Noite, que todas as noites distribui as refeições no mesmo local. “Eu me sinto abraçada, muito, porque eles estão ajudando. São pessoas muito legais, e não é só pra mim, é pra tudinho, meus colegas”, afirmou. 

Conhecida pelos voluntários pelo apelido de Tia, Dona Jadiane é viúva, mas agradece todos os dias pelo teto que tem sobre sua cabeça. Ela mora com o filho no Habitacional Sérgio Loreto, próximo à sede do Galo da Madrugada.

Confira mais imagens do evento

Anjos da Noite atende população em situação de vulnerabilidade social no Recife 

Há nove anos, a ONG Anjos da Noite, com sede em Olinda, atua nas ruas do Recife, distribuindo comida e mantimentos para a população desassistida. São cerca de 300 pratos oferecidos diariamente, em um ponto fixo na Rua da Conceição, no bairro da Boa Vista, em frente à igreja de Santa Cecília, próximo à Praça Maciel Pinheiro.

De acordo com a vice-presidente da organização, Anunciada Roberto, a ação de Natal reforça o compromisso dos voluntários com a população que é assistida o ano todo. “A gente tira da rua, hoje, 200 pessoas para um jantar completo de Natal, com direito a sobremesa, e eles ainda levam algum agrado, um presente, ainda levam a marmitinha para comer em casa. Então a gente vai receber essas pessoas pé no chão, essas pessoas que tão na rua, ou que têm suas residências, porém não têm seu alimento”, disse.

Anunciada Rodrigo, vice-presidente da Anjos da Noite. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá

No “Natal que Dá Gosto”, a Anjos da Noite é responsável por levar o público-alvo ao local. Como os voluntários da ONG acompanham os assistidos ao longo do ano, eles sabem quem são os que mais necessitam, e até os que esperam o ano todo para ter uma ceia de Natal de verdade no mês de dezembro. “A gente faz uma organização com pulseirinha, de horário, porque o restaurante só comporta 100 pessoas por vez”, complementou Anunciada.

Outras atividades ao longo do ano

Porém, como o jantar beneficente não contempla a todos, no mesmo dia os voluntários realizam a distribuição normal de marmitas no mesmo local para os que não conseguiram uma vaga no evento. Anunciada confirmou que no local, além dos alimentos, os assistidos desfrutam de música ao vivo e atividades para as crianças.

A Anjos da Noite, além da distribuição de alimentos diariamente no centro do Recife, organiza um evento mensal em que uma equipe sai na madrugada repassando mantimentos, cobertores, itens de uso pessoal. Ainda há também outra ação na rampa de acesso ao Hospital da Restauração, na Zona Norte do Recife, em que os voluntários distribuem itens de higiene pessoal às pessoas que acompanham pacientes internados, mas que dormem do lado de fora.

Por fim, na véspera de Natal, a ONG oferece um jantar especial para cerca de 1000 pessoas na Praça da Independência, conhecida como Praça do Diário, no bairro de Santo Antônio, no centro da cidade. A organização prevê música ao vivo e outras atividades natalinas para adultos e crianças.

O post Jantar beneficente promove noite de festa para famílias em situação de rua no Recife apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.