UFSC é palco para premiação estadual da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

No último sábado, dia 14 de dezembro, o auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus Trindade, foi palco da cerimônia de premiação estadual da sexta edição da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira. O evento, organizado pelo Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais (Nufipec), contou com a presença dos medalhistas e seus familiares, além de membros da comunidade acadêmica.

Santa Catarina contabilizou a participação de 1.766 alunos de 30 escolas, entre os mais de 73 mil competidores de todo o país. O resultado foi expressivo: 24 medalhas, sendo 16 estaduais e 7 nacionais. O Núcleo da UFSC é o responsável pela aplicação do evento no estado, e este ocorre por meio de provas, sendo uma por etapa.

Os participantes são alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Nesta edição, a Olimpíada foi dividida em três etapas eliminatórias: as duas primeiras foram aplicadas nas próprias escolas, enquanto a terceira e última etapa foi aplicada nos campi da UFSC em Florianópolis e em Blumenau, com os alunos distribuídos de acordo com a sua preferência.

Na primeira etapa não existem medalhistas, os melhores são apenas classificados para a próxima fase. Na seguinte, aqueles que garantiram a classificação são contemplados com a medalha estadual e prosseguem na disputa. Por fim, na última etapa, os vencedores estaduais competem pela classificação como medalhistas nacionais.

Promovida nacionalmente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Olimpíada tem como objetivo democratizar a educação financeira e estimular o interesse dos jovens nesse tema. Para a coordenação do Nufipec, “a realização do evento no estado de Santa Catarina por meio do Núcleo corrobora com sua missão em prol da democratização da educação financeira”.

Mais informações no site ou no perfil @nufipec.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.