Vereador eleito de BH, Pedro Rousseff é condenado a pagar indenização de R$ 3 mil a pastora


Justiça entendeu que pastora Daniela de Cássia Linhares foi alvo de calúnia e difamação em vídeo publicado pelo parlamentar eleito nas redes sociais. Pedro Rousseff (PT), vereador eleito de Belo Horizonte
Abraão Bruck/ CMBH
O vereador eleito de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT) foi condenado a pagar R$ 3 mil de indenização por danos morais à pastora Daniela de Cássia Linhares.
A religiosa entrou com uma ação contra o parlamentar alegando ter sido vítima de injúria e difamação após ele postar um vídeo nas redes sociais dizendo que o governo de Romeu Zema (Novo) “pode estar dando dinheiro público para alguns pastores em troca de apoio político”.
“Essa aqui é a Danizinha Protetora, personagem que o Zema colocou na TV estatal do governo de Minas para dar dinheiro para os pastores que apoiam o governo dele. Esse programa é da pastora bolsonarista Daniela Linhares”, afirmou o vereador eleito no vídeo.
O programa a que ele se refere, “Danizinha Protetora”, idealizado pela pastora, faz parte da programação da Rede Minas. Segundo publicação de Daniela nas redes sociais, a personagem “foi lançada como forma de salvar e acolher nossas crianças de perigos que ameaçam a infância”.
Pastora Daniela Linhares
Instagram/ Reprodução
Na decisão, a juíza Jéssica Falci Neves considerou que houve calúnia porque Pedro teria atribuído a Daniela “falsamente a prática de crime, a partir do instante em que receber dinheiro em troca de voto ou apoio político configura o crime do art. 229, do Código Eleitoral”.
A magistrada concluiu também que a pastora foi vítima de injúria “ao ser tida como escória da política, utilizando de religião e da igreja para receber dinheiro público de forma ilícita e indevida”.
“O ardil do promovido está ai comprovado, visto que se valeu do acesso à internet para compartilhar vídeo e texto e destilar, irresponsavelmente, comentários negativos e depreciativos à boa fama da autora em sociedade, bem como a imputar-lhe condutas criminosas, fato este grave, sem qualquer lastro probatório”, diz um trecho da decisão.
Além de condenar Pedro Rousseff ao pagamento de indenização, a Justiça ordenou que ele retire o vídeo das redes sociais.
Em nota, o vereador eleito afirmou ao g1 que tem sido “perseguido judicialmente” por Daniela Linhares.
“Essa líder religiosa tem me perseguido judicialmente há meses, abrindo vários processos para me intimidar. Mas eu não tenho medo e vocês podem ter certeza que não vou parar de denunciar as falcatruas da extrema direita em BH”, declarou.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.