Em MT, operação contra garimpo ilegal em terras indígenas descobre túnel para esconder escavadeiras


Segundo o Ibama, a Terra Indígena Sararé está entre as três que mais têm ocorrência de garimpo ilegal no país. De acordo com as investigações, o aumento do garimpo ilegal está relacionado ao avanço do crime organizado na região. Operação contra garimpo ilegal em terras indígenas descobre túnel para esconder escavadeiras
Reprodução/TV Globo
Uma operação na Terra Indígena Sararé, em Mato Grosso, descobriu um túnel para esconder equipamentos usados no garimpo ilegal. Os agentes prenderam sete suspeitos.
O túnel tem cerca de 20 m de comprimento e 4 metros de altura. Essa é uma das formas de esconderijo de máquinas usadas no garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Mato Grosso. As polícias Federal e Rodoviária Federal, Funai, Ibama e equipes da Polícia Militar também encontraram equipamentos camuflados na mata e na água das próprias escavações. Os agentes destruíram 14 escavadeiras, acampamentos e um trator modificado.
“Ele era utilizado para transporte de garimpeiros ilegais e também de mantimentos. Esse trator contava com internet instalada e também um freezer”, diz Rodrigo Vitorino, delegado da Polícia Federal – MT.
Agentes encontram acampamentos de garimpo ilegal
Reprodução/TV Globo
Os agentes identificaram o uso de cianeto para extrair o ouro.
“Além da própria contaminação do ambiente, o risco é para as populações indígenas. Mas durante a operação, os agentes também estão expostos a esse risco por conta do uso dessa substância química”, explica Jair Schmitt, diretor de Proteção Ambiental do Ibama.
Segundo o Ibama, a Terra Indígena Sararé está entre as três que mais têm ocorrência de garimpo ilegal no país. Sete pessoas foram presas durante a operação: duas por porte ilegal de arma e cinco por extração e furto de ouro.
Ao longo de 2024, só o Ibama e a Polícia Federal realizaram mais de dez operações na Terra Indígena Sararé e destruíram mais de 200 maquinários caros. Segundo as investigações, o aumento do garimpo ilegal está relacionado ao avanço do crime organizado nessa região.
“Essa inserção do crime organizado nessas atividades contribuiu decisivamente para o aumento da ocorrência de garimpo ilegal e mineração ilegal no território amazônico”, afirma Jair Schmitt, diretor de Proteção Ambiental do Ibama.
LEIA TAMBÉM
Denúncia de destruição: imagens revelam avanço de garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé em MT
Túnel revela esconderijo para escavadeiras usadas em garimpo de terra indígena em MT; veja imagens
Adicionar aos favoritos o Link permanente.